CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Arte

Professora do Campus Bom Jesus lança livro na Festa Literária Internacional de Paraty

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/12/2023 10h36, última modificação 05/12/2023 10h46
Autora também é responsável pelo terceiro livro da série “Pra começo de conversa”, da Essentia Editora, que será lançado em dezembro.
Sarah Vervloet

Outros dois livros de Sarah serão lançados pela Essentia Editora, do IFFluminense. (Foto: arquivo pessoal)

A famosa Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou à sua 21ª edição em 2023 e continua atraindo visitantes de todo o mundo. A programação deste ano aconteceu entre os dias 22 e 26 de novembro e contou com a presença de autores renomados e diversos artistas convidados. A professora de literatura Sarah Vervloet, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, também marcou presença de uma forma especial, celebrando o lançamento de seu terceiro livro.

“Luar é verbo: notas sobre a fluidez” é, segundo a autora, “um livro sobre perdas, sonhos, caminhos e atalhos para dentro e para fora de um corpo feminino. São notas que narram, com poesia, buscas de uma mulher em contato com a própria escrita e suas vivências”. A obra foi aprovada há dois meses em uma chamada da editora paulista Patuá e o lançamento na Flip aconteceu no dia 25 de novembro, na Casa Gueto. Está disponível para pré-venda no site da editora.

Participar da Flip foi, para Sarah, uma oportunidade não só de apresentar seu trabalho, mas também de colecionar novas experiências e interagir com outros escritores. “A Flip é o maior evento de literatura do nosso país, então ter o lançamento do meu livro dentro de sua programação foi uma emoção única. Foram dias intensos porque encontrei escritores e escritoras que eu admiro, conheci editoras do Brasil inteiro, troquei livros e experiências literárias, enfim, foi uma imersão aliada ao lançamento da minha terceira obra, totalmente diferente das anteriores. Parecia tudo uma estreia, com direito a frio na barriga”, lembra.

Outros dois lançamentos já estão previstos na programação de Sarah. O primeiro será em dezembro, com o livro “A ilha de Max”, terceiro da série “Pra começo de conversa”, da Essentia Editora. Trata-se de um romance interativo, que conta a história de Max, jovem que se depara com desafios emocionais e precisa refletir acerca de diversas questões, como sua história familiar, para poder sair de um verdadeiro dilema. Os primeiros livros da série, “A melhor companhia” e “Até onde vai sua liberdade?”, entre outros livros, estão disponíveis gratuitamente no site da editora.

O segundo, também pela Essentia Editora, acontecerá em 2024. “Perspectivas didáticas da escrita literária para o ensino médio” é resultado da pesquisa de doutorado de Sarah, realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e aborda a importância do incentivo à escrita literária em sala, além de propor metodologias para uma verdadeira prática de escrita na escola. A publicação acontecerá por meio do edital de apoio à publicação de livros, lançado pela Essentia em 2022.