CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Professores promovem atividades em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/06/2016 12h28, última modificação 27/06/2016 12h36
Desafios aconteceram em várias dependências do campus Bom Jesus do Itabapoana.
Atividades no campo

No viveiro, eles fizeram o plantio de mudas. - Foto: Rafael Gardoni

Os alunos do curso técnico integrado em Meio Ambiente participaram, na última quarta-feira (22), de gincanas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Eles foram divididos em equipes, que criaram gritos de guerra e se envolveram em desafios variados nos períodos da manhã e tarde. O primeiro deles, uma caminhada no escuro no auditório do campus, mostrou aos estudantes como a ajuda de um colega pode facilitar a superação de obstáculos.

Esportes também fizeram parte da programação. Basquete, chute a gol e boliche com garrafas PET encerraram as atividades da manhã. Depois do almoço, os grupos foram para os setores produtivos, onde prepararam mudas, procuraram palavras-chave escondidas, responderam a perguntas relacionadas à temática ambiental e aprenderam sobre coleta seletiva. De volta ao auditório, adivinhações e relatos a respeito dos problemas ambientais identificados nos locais visitados deram continuidade às ações. Os alunos também fizeram propostas para solucionar as falhas citadas e o dia foi encerrado com a premiação das equipes vencedoras.

O coordenador do curso técnico em Meio Ambiente, Rafael Gardoni, ressaltou a importância de práticas como esta. “Nosso objetivo era promover a integração entre os estudantes e conscientizá-los sobre a atenção necessária às questões ambientais”, explica. Rafael Raposo, aluno do 3º ano, garante que a finalidade foi atingida: “Foi bom para a integração dos cursos de meio ambiente, foi bastante divertido. Achei muito válido”, comentou.

Dia mundial do meio ambiente – Comemorado no dia 5 de junho, foi instituído durante a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, com o objetivo de chamar a atenção da população mundial para os problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais.

(Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana)