CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão e Cultura

Projeto “Construindo Cidadãos” realiza acampamento no campus Bom Jesus

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/04/2016 12h07, última modificação 26/05/2016 10h57
Crianças e adolescentes conheceram o campus e desenvolveram atividades recreativas.
As atividades em grupo incentivam à formação de amizades saudáveis

Além do fortalecimento destes laços, busca-se a criação de um espírito altruísta, a atenção para as atividades recreativas e culturais, que estimulem o crescimento pessoal. - Foto: Projeto Construindo Cidadãos

O grupo de 58 membros do projeto “Construindo Cidadãos”, do campus Campos Guarus do IFFluminense, desembarcou em Bom Jesus do Itabapoana na última sexta-feira (22) para participar de um acampamento. Promovido pelo projeto, que conta com a parceria do Clube de Desbravadores Relíquias, o evento faz parte de uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento físico, mental e social de crianças de 10 a 15 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social na comunidade do Parque Guarus, em Campos dos Goytacazes - RJ.

Esta é a idade das mudanças e de muitas decisões. Na maioria das vezes, as crianças não estão preparadas para este fato”, explica a coordenadora do projeto, Emanuele Goulart. “Nosso objetivo é promover muitas atividades ao ar livre e ajudar a atravessar de maneira melhor a difícil fase da puberdade”, completa. Esta foi a busca da equipe durante a estadia no campus Bom Jesus. Entre visitas aos setores produtivos e atividades próprias do grupo, as crianças tiveram momentos de reflexão e aprendizado sobre assuntos diversos, além de atividades recreativas.

Acampamento Abril de 2016

Um dos setores produtivos visitados pelo grupo foi a bovinocultura, onde
conheceram a sala de ordenha (Foto: Projeto Construindo Cidadãos)

Ao longo de todo o ano o projeto acompanha, ainda, a vida escolar das crianças e adolescentes, promove o desenvolvimento de sua consciência socioambiental, fortalece a criatividade através de trabalhos manuais, incentiva o combate ao uso de drogas, oferece orientações sobre um estilo de vida saudável, entre outros aspectos trabalhados em encontros semanais, organizados conforme a faixa etária dos participantes. “Desta forma, fazem atividades próprias para desenvolvimento de habilidades e formação de caráter, apropriadas à sua idade”, explica Emanuele.

No campus Guarus os adolescentes têm também a oportunidade de participar de palestras para conhecer os cursos oferecidos pelo IFFluminense, iniciativa promovida com o objetivo de incentivá-los a escolherem uma área de interesse e utilizarem a educação como ferramenta de mudança e crescimento pessoal e profissional.

Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana