CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inovação

Projeto de Empresas Juniores do IFF recebe doações para desenvolver dispositivo para torra de café

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/04/2021 16h30, última modificação 27/04/2021 16h40
Interessados em contribuir podem doar qualquer valor a partir de R$10, por meio on-line.

Três empresas juniores (EJ) do Instituto Federal Fluminense se uniram para o desenvolvimento de um projeto de inovação que contribuirá para a cadeia produtiva do café. Utilizando ferramentas tecnológicas e estudos práticos, Aurea, AlQualis e Lignum propõem, por meio do projeto InovaGrão, o desenvolvimento de um dispositivo que objetiva garantir a reprodutibilidade da torrefação, ou seja, do processo de torra do café. Para tanto, uma campanha on-line de arrecadação de recursos foi lançada pelas empresas. Interessados podem contribuir AQUI.

São aceitas doações a partir de dez reais e os contribuintes podem receber recompensas pela participação, como consultorias em diversas áreas, videoaulas, cursos e ferramenta de controle financeiro. Todas as doações serão utilizadas para a aquisição de equipamentos e tecnologias necessárias para complementar o porte do Projeto InovaGrão, que também conta com a parceria do Polo de Inovação do IFFluminense.

“O projeto tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento profissional e empreendedor para os membros da equipe, além de capacidades no que diz respeito a gestão da inovação através da elaboração de soluções jamais vistas no mercado, que visam melhorar a qualidade das pequenas torrefações”, explica Maria Barbatho, presidente da AlQualis, empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus. Segundo ela, o cenário proporcionado pela região Noroeste Fluminense é propício para iniciativas como o InovaGrão, tendo em vista que concentra 71% da produção cafeeira do estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Sebrae. “Esperamos que os amantes pela inovação façam a sua contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo jovem cada vez mais inovador nas universidades”, afirma.

O projeto – O InovaGrão é um projeto de inovação com o objetivo de transformar, por meio de uma solução inovadora, o processo da torra de café. Conta com o apoio da Unidade Embrapii em Tecnologias para Produção Mais Limpa e o auxílio do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

“Fazer parte do Movimento Empresa Júnior significa se posicionar frente às tendências do processo de inovação, articulando soluções práticas e adaptáveis. E não diferentemente disso, o projeto InovaGrão tem por objetivo transformar, por meio da inovação e da tecnologia, a vida de milhares de pessoas que atualmente estão inseridas no vasto segmento de mercado do café, desde produtores a pequenos e médios comercializadores”, conta Maria.

Participam do projeto as Empresas Juniores Lignum, do Curso Superior em Engenharia Ambiental do Campus Campos Guarus; AlQualis, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus; e Aurea, dos Cursos Superiores em Arquitetura, Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica do Campus Campos Centro.

Contribua AQUI.