CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto do IFF Bom Jesus conquista primeiro lugar na XX Jornada Jovens Talentos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/11/2022 11h14, última modificação 30/11/2022 11h23
Evento aconteceu nessa terça-feira, dia 29, no Campus Santo Antônio de Pádua, e contou com a apresentação de 10 projetos do IFF Bom Jesus.
IFF Bom Jesus na XX Jornada Jovens Talentos

Os dez projetos do IFF Bom Jesus foram apresentados por 20 bolsistas, sob orientação de 8 coordenadores.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já tem tradição no desenvolvimento de projetos por meio do Programa Jovens Talentos. Atualmente são 30 projetos, envolvendo 55 bolsistas e 23 orientadores. Destes, dez foram apresentados na XX Jornada Jovens Talentos, realizada nessa terça-feira, dia 29, no Campus Santo Antônio de Pádua. A proposta "Prototipagem como instrumento de aprendizagem no desenvolvimento de novos produtos", coordenado pelo professor Hilton Galvão, foi contemplada com uma menção honrosa, fruto da conquista do primeiro lugar no evento, que é realizado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O professor Hilton explica que prototipagem é uma ferramenta de desenvolvimento de produtos, usada para testar hipóteses e identificar se novas ideias e processos são funcionais e se serão aceitos pelo mercado. Assim, criatividade é um elemento essencial para a iniciativa. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos a vivência de um processo de invenção por meio do uso de tecnologias e ferramentas de prototipagem disponíveis para criar suas produções.

Os bolsistas Carlos Henrique Reis dos Santos Silva e Evelly Proveti, ambos do Curso Técnico em Química, são os orientandos do projeto. Eles apresentaram o que já foi desenvolvido até aqui e foram questionados pelos avaliadores do evento. Segundo Evelly, ao se candidatar à bolsa ela ainda não conseguia enxergar a relação entre a proposta e sua formação, mas hoje vê claramente o diálogo entre as áreas. “Inclusive, uma das perguntas que a avaliadora fez foi essa: ‘como você poderia aplicar esse projeto na sua área?’, e eu soube responder plenamente. Percebo que é um projeto capaz de ser aplicado a várias áreas, desde o desenvolvimento de novos produtos comerciais, até para novos produtos na química, medicina e afins”, explica. Para ela, o resultado foi motivo de alegria e reconhecimento pelo esforço empenhado.

O tema também foi novidade para Carlos Henrique, que afirma ter se familiarizado rapidamente aos novos conhecimentos. “Passamos a ter uma visão mais empreendedora e criativa. O projeto aborda uma temática super importante e nova no mercado de trabalho”, analisa. Ele considera a conquista do primeiro lugar tão inesperada quanto gratificante. “Havia muitos projetos tão bons quanto o nosso, então estamos extremamente felizes e orgulhosos, com o sentimento de missão cumprida”, conta.

O orientador, professor Hilton, ressalta o comprometimento da equipe e elogia os estudantes, que participaram de capacitações sobre a cultura maker e têm se dedicado ao estudo da temática para o desenvolvimento do projeto. “Temos trabalhado em discussões, apresentações de artigos e outras atividades. A menção honrosa é importante para os alunos e para o campus, pois mostra que temos sido bem representados. Além disso, é um estímulo para os alunos que estão iniciando suas atuações na área científica, para suas carreiras acadêmicas futuras”, pondera o coordenador.

As próximas etapas do projeto envolvem o acompanhamento e desenvolvimento de protótipos, além da elaboração de cartilhas sobre o assunto, que poderão ser apresentadas em eventos e utilizadas em escolas. A ideia é incluir também a utilização de ferramentas do Laboratório de Inovação IFMaker do IFF Bom Jesus para impulsionar as ações previstas.

Confira a lista de projetos do Campus Bom Jesus apresentados durante a XX Jornada Jovens Talentos:

• Horta Sustentável", em parceria com a Escola de Pirapetinga.

• Arrasou, falou tudo! Um Podcast educativo sobre diversidade"

• Patrimônio material e imaterial do Vale do Itabapoana: dando voz à memória”

• Desenvolvimento e envolvimento de tecnologias sociais como forma de potencializar ações de extensão: Uma reflexão-ação sobre o projeto de extensão Rede Sabores & Saúde
    Uso de redes sociais na divulgação de conhecimento agroecológico