CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Febrace

Projeto do IFF Bom Jesus é finalista na maior feira de ciências e engenharia do Brasil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/03/2023 15h24, última modificação 20/03/2023 16h17
Mais de 3200 projetos foram submetidos e apenas 200 selecionados para a feira presencial. Votação popular escolherá os vencedores. Participe!
Pedro Henrique e Ana Cecília

Entre os finalistas do Estado do Rio de Janeiro, apenas dois são de instituições do interior.

A 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) começou nesta segunda-feira, dia 20, em São Paulo, e, pela primeira vez, conta com um projeto do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Selecionado entre mais de 3.200 propostas, o trabalho de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do estudante Pedro Henrique Rocha de Andrade, orientado pela professora Ana Cecília Soja, está entre os 200 finalistas desta edição do evento. Os vencedores serão escolhidos por votação popular, contabilizada conforme o número de visualizações do vídeo de apresentação do projeto. Assista abaixo.

O projeto “Análise de simulações dinâmicas de aglomerados de galáxias em fusão” visa ajudar a comunidade científica no estudo da Matéria Escura. “Nós nos propusemos a analisar dados de colisão de aglomerados de galáxia para estudar as interações e também avaliar o quão confiável é um dos modelos mais utilizados na área, o modelo de análise dinâmica de Dawson”, explica o discente. Entenda melhor assistindo o vídeo:

A ideia de participar da Febrace foi de Ana Cecília, que contou com o aceite imediato de Pedro Henrique, que acabou de concluir o Curso Técnico Integrado em Informática. Eles escreveram um artigo, produziram um banner e gravaram um vídeo para a submissão, realizada em novembro de 2022. Apesar do esforço, inicialmente o trabalho foi rejeitado, mas após pedido de revisão conseguiram o desejado passe para a fase seguinte. O mês de janeiro foi de férias para a maioria da comunidade acadêmica do IFF Bom Jesus, mas para os dois foi de dedicação e melhorias no projeto, que foi apresentado para uma banca avaliadora on-line. O resultado veio no dia 31 de janeiro, com o passaporte para a participação presencial na feira na capital paulista.

“O processo foi muito legal! Nos dedicamos muito a fazer isso acontecer. Era uma chance talvez única e a agarramos com força. Foram muitos aprendizados nos mais diversos aspectos, mas tudo feito com muita empolgação e emoção”, lembra Pedro. As expectativas para o evento são altas e ele confia na qualidade do projeto. “Ele tem um grande potencial. Quero que todos que passarem no estande entendam que ciência existe e estudos são extremamente importantes. Mas, acima de tudo, quero curtir a experiência única que é participar dessa feira”, disse.

A orientadora elogia o desenvolvimento de Pedro no projeto, destacando sua dedicação e pró-atividade. “Ele está à altura de desenvolver um projeto avançado de ciências. Acredito que a participação na feira terá um enorme impacto positivo na formação dele, pois será avaliado por pesquisadores, tendo a oportunidade de aprender muito com eles”, avalia. Ela ressalta também a oportunidade de participação em eventos paralelos promovidos pela feira, com palestras e oficinas.

É possível fazer um tour virtual pela feira e conhecer os projetos aprovados AQUI.

Você pode contribuir para a classificação do projeto assistindo e compartilhando o vídeo de apresentação da proposta. Participe!