CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Bom Jesus do Itabapoana > Notícias > Projeto do IFF campus Bom Jesus capacita agricultores familiares

Notícias

Projeto do IFF campus Bom Jesus capacita agricultores familiares

Extensão e Cultura

Agricultores familiares de São Francisco do Itabapoana – RJ participaram de dois cursos de capacitação para inclusão produtiva nos mercados institucionais.
por Ascom Bom Jesus publicado 09/12/2015 10h37, última modificação 11/12/2015 11h09

Agricultores participam de capacitação (Foto: Divulgação)

Agricultores de SFI durante capacitação

O Programa de Formação de Agricultores Familiares para Inclusão Produtiva nos Mercados Institucionais, do IFF campus Bom Jesus, concluiu dois cursos de capacitação para produtores do município de São Francisco do Itabapoana – RJ. Ao todo, 19 alunos aprenderam sobre panificação, processamento de frutas e hortaliças e técnicas de gestão.

Segundo a coordenadora do programa, Thaís Almeida, a importância deste programa está na capacitação dos produtores regionais, que agora estarão aptos a atender às demandas do próprio Instituto Federal Fluminense (como, por exemplo, o edital de Chamada Pública para agricultores familiares, encerrado hoje), além de abrir um leque de oportunidades relacionadas a outras instituições.

Foram 9 encontros, realizados às sextas-feiras e sábados, na Associação de Moradores do Carrapato, em São Francisco de Itabapoana – RJ; apenas a conclusão do curso aconteceu no campus Bom Jesus. Além das aulas dos cursos, os agricultores participaram ainda de atividades sobre gestão, do projeto “Qualificação de Produtores Familiares para Inclusão Produtiva nos Mercados Institucionais”, coordenado pelo professor Laerte Werneck.

Todas as aulas foram ministradas por bolsistas dos projetos. As alunas Carolina Lepre e Bruna Lessa falaram sobre panificação, enquanto Bruno Dutra e Michelle Eduardo estiveram à frente do curso de processamento de frutas e hortaliças e das atividades de gestão, respectivamente.