CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Projeto oferece aulas preparatórias para Olimpíada de Astronomia a estudantes do Ensino Fundamental

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/06/2023 09h58, última modificação 27/06/2023 10h47
Além das oficinas, os alunos participaram de noite de observação e reconhecimento do céu e de competição de foguetes.
Oficinas de Treinamento para Olimpíadas do Conhecimento

Aula de observação do céu despertou curiosidade e interesse dos estudantes.

Os estudantes do Colégio Sebastião Pimentel Marques, de Bom Jesus do Itabapoana, já não olham para o céu da mesma forma. Desde que começaram a participar das oficinas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), ao olhar para o alto eles enxergam mais do que os variados tons de azul, nuvens, sol, lua e estrelas - veem também possibilidades. Ministradas pela professora Ana Cecília Soja, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, as aulas apresentam conceitos de astronomia e astronáutica com o objetivo de incentivar os alunos a participarem de olimpíadas do conhecimento e competições, como a OBA e a Mostra Brasileira de Foguetes.

A ação é fruto do projeto de Extensão "Oficinas de Treinamento para Olimpíadas do Conhecimento", cuja bolsista é a estudante Lavínia Borges. Aluna do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, ela participou da OBA em 2022 e foi medalhista de bronze na edição. Segundo Ana Cecília, essa é uma forma de proporcionar aos alunos que se destacaram a oportunidade de desenvolver outras habilidades, por meio do compartilhamento de experiências. “Em 2022 conseguimos que o IFF Bom Jesus fosse uma referência na OBA. Tivemos sete alunos que se destacaram com medalhas, outros três alunos na segunda fase, que também se destacaram, e a ideia é levar essa expertise para a comunidade, para as escolas da região”, explica.

Lavínia auxilia a professora na organização das atividades, que são variadas. O primeiro encontro com os alunos do Colégio Sebastião Pimentel Marques foi de observação da lua com telescópio, o que despertou o interesse e entusiasmo não só das crianças, mas também dos pais e professores. Outra atividade realizada com o grupo foi o lançamento dos foguetes, criados pelos próprios estudantes. Os três foguetes que atingiram as maiores distâncias a partir do ponto de lançamento serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, feitas na impressora 3D do IFF Bom Jesus.

Oficinas de Treinamento para Olimpíadas do Conhecimento e Mostra Brasileira de Foguetes

Lançamentos aconteceram no campo de futebol da escola.

A ação foi tão aprovada pelos discentes que eles também se inscreveram na Mostra Brasileira de Foguetes, cujo resultado será divulgado no dia 30 de junho. “Os alunos estão empolgadíssimos. Mesmo que não sejamos premiados, a participação e o aprendizado já valeram a pena. Conhecemos o trabalho de excelência que o IFF Bom Jesus vem desenvolvendo na cidade e região e queremos celebrar mais parcerias com a instituição. É bom para os alunos e para a escola, porque temos a intenção que eles saiam do nono ano e se inscrevam para o processo seletivo do IFF, como outros de nossos ex-alunos fizeram”, afirma a diretora do Colégio Sebastião Pimentel Marques, Andréa Martins Guedes Gonçalves.

Lavínia também expressa sua alegria por contribuir para o desenvolvimento das atividades e considera importante apresentar a temática aos discentes desde o ciclo básico da formação escolar. “É muito gratificante participar do projeto e ver o interesse dos alunos com as Olimpíadas. Acredito que, se essa oportunidade me tivesse sido oferecida desde o Ensino Fundamental, certamente seria algo que despertaria uma grande inspiração em mim. Creio que não seja diferente com as crianças”, pondera.

Para a professora Ana Cecília, essa é uma forma de ampliar a atuação do IFF e colocar a instituição a serviço da comunidade. “As atividades promovem o estreitamento do ensino técnico com o ensino fundamental na região, mostram para as crianças que o IFF existe, que tipo de atividades fazemos. Fazem também com que esses conhecimentos, expertises, que desenvolvemos dentro da instituição, saiam dos muros e adentrem outros espaços”, avalia.