CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projeto Pró-leite promove curso de inseminação artificial em bovinos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/10/2022 10h23, última modificação 18/10/2022 11h47
Associação de Produtores e Moradores de Bonsucesso demandou a capacitação, que foi oferecida por profissionais do Campus Bom Jesus.
Dois produtores de Bonsucesso participaram do curso

Produtores rurais de Bonsucesso (ES) participaram do primeiro curso de inseminação artificial em bovinos oferecido pelo IFF Bom Jesus. Organizada como parte do projeto de extensão "Pró-leite: Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pecuária Leiteira do Noroeste Fluminense", a capacitação atendeu a uma demanda da Associação de Produtores e Moradores do local e aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro, no Laboratório de Bovinocultura de Leite do campus. De acordo com o professor Alisson Jordão, coordenador do laboratório e do projeto, o objetivo foi capacitar os produtores para fomentar o melhoramento genético do rebanho, gerando aumento na produção de leite e da renda.

O curso foi dividido em partes teórica e prática e, segundo o Médico Veterinário do Campus Bom Jesus, Rafael Loures, a experiência foi proveitosa e proporcionou condições de aperfeiçoar o conteúdo para futuras turmas. "O primeiro curso nos deu uma base para as adaptações necessárias para ofertá-lo com mais frequência, tanto para produtores rurais quanto para os alunos do IFF. Acredito que nossas instalações e nossa disponibilidade de animais nos permitem ofertar o curso com boa qualidade para até oito alunos por vez", avaliou. Também apoiaram o evento a professora Thaís Romano e o zootecnista Columbino Teixeira.

Rayane Capetine e Nélio Silveira foram os participantes do curso. Produtores de leite e café, eles consideram que os novos conhecimentos terão impacto positivo na produção. Rayane conta que muitos produtores da região já utilizam inseminação artificial, mas não dominam a técnica correta para o trabalho. "Por isso procuramos pelo curso, que foi muito produtivo. Aprendi muita coisa que agora podemos colocar em prática. Espero melhorar a genética do meu rebanho, a qualidade do leite e principalmente aumentar a produção", considera. Nélio também anseia pelos mesmos resultados. "Eu espero uma produção melhor, porque antes eu não me preocupava em saber a espécie do animal que estava adquirindo, se era de leite ou de corte, e agora, fazendo a inseminação, vou primeiro procurar saber a procedência do material que estou comprando", explica o produtor.