CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Projetos do IFF Bom Jesus são premiados na XV FECTI

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/12/2021 20h54, última modificação 14/12/2021 21h23
Um deles será apresentado em feira nacional no próximo ano. Evento reuniu projetos de todo o estado do Rio de Janeiro.
XV FECTI

Evento aconteceu de forma on-line, entre os dias 1º e 4 de dezembro. - Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus contribuiu para que iniciativas de diversas áreas ganhassem mais espaço no ambiente virtual. Lives musicais, eventos, reuniões de trabalho, aulas, momentos de lazer e tantas outras ações que ajudaram a passar pelo período de distanciamento social de uma forma menos difícil aconteceram por meio on-line. No IFF Bom Jesus, vários projetos de pesquisa, extensão e inovação nasceram ou se adaptaram a esse novo contexto, e dois deles foram premiados na XV Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI).

O projeto “Desvendando a Microbiologia”, orientado pela servidora Paula Bastos, obteve o 2º lugar na área de Ciências Biológicas e da Saúde, Modalidade 1, com o trabalho "O Gigante Micromundo nas Redes Sociais". Em virtude disso, obteve credenciamento para participação em São Paulo, em setembro de 2022, da Feira Nacional FeNaDante.

A coordenadora destaca o comprometimento dos bolsistas e atribui a eles o crédito pela premiação. “O entusiasmo e interesse permanente dos alunos em relação aos temas abordados, realizando um trabalho de qualidade na popularização da ciência e seu encantamento pela microbiologia é que possibilitaram atingirmos esse resultado”, afirma, antecipando que o projeto terá continuidade em 2022, quando se prepararão para participar da Feira Nacional.

A aluna do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente Karla Ferreira, bolsista do projeto, conta que os trabalhos classificados eram incríveis e que, por isso, não criou muitas expectativas em relação ao prêmio. Contudo, considerou que o retorno obtido no dia da apresentação já havia sido um grande ganho, pois “mediante a todos os elogios, percebi que já éramos vencedores só por estarmos ali. Um avaliador nos reconheceu pelo podcast com o professor Bruno Jardim (do IFF Itaperuna) e fiquei muito feliz por estar nessa equipe maravilhosa”, composta também pelos alunos Maria Eduarda Cabral e Lucas Muscarelli. A premiação foi uma surpresa comemorada pela equipe.

Equipe Desvendando a Microbiologia.jpg

A orientadora, Paula Bastos, e os bolsistas Karla Ferreira, Lucas Muscarelli e Maria Eduarda Cabral.

Confira o vídeo de inscrição do projeto:

Já o trabalho “Educar em saúde via plataforma digital: um estudo fenomenológico”, orientado pela servidora Lígia Faial, recebeu o prêmio Divulgação Científica na Feira. “Ficamos extremamente honrados com a premiação, dada a extensão deste evento! Esse prêmio veio como um presente de Natal! Sem dúvida nenhuma, é um grande estímulo para aprimorar nossa proposta, que surgiu no enfrentamento do desafio de transformar a educação de forma presencial para remota, o que permitiu alcançar um público além dos muros institucionais”, avalia. Também integram a equipe as alunas Ana Beatriz Lazarino, Ana Beatriz Delatorre e Victória Gomes. Juntos, e em parceria com bolsistas de outro projeto orientado por Lígia, eles produzem material pedagógico em saúde semanalmente, disponibilizado na página do projeto no Instagram.

Segundo Victória, fazer parte do projeto e contribuir com a educação em saúde dos estudantes e demais públicos é gratificante, principalmente durante a pandemia. “Após um ano de pesquisa, participar da FECTI foi um passo muito importante para o projeto e uma grande oportunidade de conhecimento para as autoras”, afirmou. Para ela, ganhar o prêmio superou as expectativas dos bolsistas e mostrou o resultado do esforço e dedicação ao educar em saúde por uma plataforma digital.

Educa Saúde IFF Equipe.jpg

A orientadora, Lígia, e as bolsistas Ana Beatriz Delatorre, Victória Gomes e Ana Beatriz Lazarino.

A FECTI – A Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro é realizada anualmente pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Incentiva a realização e divulga projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas de educação básica situadas no estado e podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico, de escolas públicas ou privadas do Rio de Janeiro. Mais informações estão disponíveis no site da Feira.

Outras premiações – Não é a primeira vez que os dois projetos do IFF Bom Jesus recebem honrarias em eventos de divulgação científica. Ambos foram congratulados com o reconhecimento de melhores trabalhos em suas áreas de atuação na última edição da Mostra do Conhecimento, evento realizado anualmente pelo Campus Bom Jesus, que nos dois últimos anos aconteceu de forma on-line devido à pandemia da Covid-19. Confira AQUI os Anais da Mostra.