CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Comportamento

Projetos promovem debates sobre Bullying no campus Bom Jesus

por Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/07/2016 09h09, última modificação 05/07/2016 09h10
Ciclo de debates começou com exibições e discussão sobre Cyberbullying.
Ciclo de debates tem programação até agosto

A participação nos eventos é gratuita e aberta ao público.

O bullying é uma das formas de violência que mais crescem no Brasil. Uma pesquisa do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2015 mostrou que a presença de casos de bullying em escolas brasileiras aumentou de 5% para 7% e que 20,8% dos estudantes já praticaram algum tipo de bullying contra os colegas. Com o objetivo de combater este tipo de comportamento, os projetos À prova de Bullying e Cineclube Debates iniciaram um ciclo de exibições e discussões sobre o assunto, com programação prevista até agosto.

O primeiro debate, referente ao filme “Cyberbully”, aconteceu na tarde do dia 28 de junho e contou com a participação de servidores e alunos do campus Bom Jesus do Itabapoana, além de estudantes do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo. Na ocasião, a psicóloga Viviane Lopes explicou a razão da vulnerabilidade do adolescente a esta prática: por se tratar de um momento de construção da identidade, é também uma fase em que a opinião alheia é muito considerada.
A aluna Giullia Santana participou pela primeira vez de um evento do Cineclube Debates e achou “maravilhosa” a interação e troca de informações. Ela entende o Bullying como um desrespeito ao limite do outro e acredita na necessidade de desconstruir padrões e preconceitos. “O bullying muitas das vezes está relacionado à aparência fisica da pessoa, mas o que seria uma pessoa bonita? E uma feia? Não há padrão para a beleza, muita das vezes o que é bonito pra mim não é para o outro. Há vários preconceitos mascarados de bullying e não podemos fechar os olhos para isso”, analisa.
Bullying e Cyberbulling podem ser definidos como comportamentos de intimidação e agressividade por parte de uma ou mais de uma pessoa sobre a vítima, que causam vários impactos psicológico em quem é agredido seja verbalmente ou fisicamente. “Encerramos o debate com propostas, agora é hora de colocarmos em prática o combate ao Bullying e ao Cyberbullying”, encerra Giullia.
Informações sobre os próximos eventos serão disponibilizadas no portal do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana e nas páginas do Cineclube Debates e À prova de Bullying.

(Comunicação Social do campus Bom Jesus do Itabapoana)