CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Reitor do IFF ministra palestra de abertura da III Semana de Computação, Engenharia e Gestão

por Italo dos Santos Ferreira publicado 22/08/2023 11h30, última modificação 25/10/2023 21h30
A programação começou segunda-feira, dia 21, e segue até sábado com atividades diversas. Ainda é possível se inscrever.
Palestra de abertura jefferson manhaes de azevedo portal

Com uma abordagem atual e abrangente, o professor Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), abriu a programação da III Semana de Computação, Engenharia e Gestão do Campus Bom Jesus. Sua palestra, intitulada “A Educação Profissional e Tecnológica no Século XXI”, apresentou dados sobre economia global, inovação, desenvolvimento tecnológico, mercado de trabalho e educação no Brasil e no mundo e levantou questionamentos sobre o futuro da formação e atuação profissional oferecido pelas instituições de ensino.

Jefferson destacou que é preciso repensar o modo de envolver os estudantes no processo de construção de futuro, principalmente devido às mudanças que o mercado de trabalho tem sofrido em virtude da tecnologia aplicada aos procedimentos de produção e entrega de mercadorias e serviços. Segundo ele, o modelo colaborativo será determinante para o bem-estar social, manutenção e desenvolvimento sustentável da sociedade. “O caminho é educar para a solidariedade, para a cooperação. Futuro melhor é quando a gente compartilha, então não tenham medo de dividir conhecimento e recursos”, incentivou os estudantes, desejando que sejam exitosos em suas carreiras na Computação.

Discentes e servidores do IFF Bom Jesus participaram do evento, que foi precedido pela cerimônia de abertura da Semana. O diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Costa; o diretor de Ensino, Rafael Gardoni; a diretora de Pesquisa e Extensão, Sheila Abrahão; o diretor de Planejamento, Rafael Ferreira; e o coordenador do Curso Superior em Engenharia de Computação, Luiz Carlos Garcez, se uniram a Jefferson na composição da mesa diretiva.

O evento é fruto do trabalho de estudantes e servidores, como a atividade de curricularização da extensão. A diretora de Pesquisa e Extensão, Sheila Abrahão Loures, falou sobre a importância das ações extensionistas para a instituição e comunidade. “A extensão tem uma importância de transformação social e isso gera um impacto no estudante”, afirmou.

A III Semana de Computação, Engenharia e Gestão acontece até o dia 26, sábado, com programação variada. As inscrições seguem abertas até o último dia e os interessados podem se inscrever em https://eventos.iff.edu.br/sceg2023. Haverá certificação para os participantes. Entre as atividades previstas há palestras, minicursos, oficinas e gincanas sobre temas como tecnologia, empreendedorismo, inteligência artificial, educação financeira, entre outros. Os interessados devem se inscrever no evento e individualmente em cada uma das atividades, conforme disponibilidade de vagas. A programação completa está disponível no site.