CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Sarau encerra atividades em 2022 com cultura, arte e premiações em Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/12/2022 11h38, última modificação 29/12/2022 14h30
Além das apresentações e exposições, evento premiou participantes dos concursos de poesias, desenhos, fotografias e do concurso de Natal do Grêmio Estudantil.
Apresentação do coral

Coral formado por estudantes do campus abriu a programação do evento.

Poesia, música, ilustrações, desenhos, colagens... as manifestações artísticas apresentadas durante a mais recente edição do Sarau do IFF Bom Jesus foram diversas e encantadoras. Uma teia iluminada reuniu as produções textuais dos estudantes e convidou os presentes a conhecerem os trabalhos, muitos deles declamados durante a programação. Houve premiações, celebração e muito orgulho dos servidores, autores e colegas que prestigiaram o evento.

O exercício da escrita foi uma proposta desafiadora para muitos estudantes, mas também a oportunidade de conhecerem novas formas de dar voz a pensamentos, sentimentos e anseios. A aluna Regiany Vitoria Veiga de Souza (foto), do Curso Técnico em Informática, foi contemplada com o primeiro lugar no concurso de poesias. Ela conta que fez mais de três produções para o evento, mas a que mais gostou e escolheu para a competição abordou a temática “medo da expressão”. “É algo que sinto muito e que, ao escrever sobre isso, foi como se eu estivesse libertando esses medos e conseguindo expressar o que realmente sinto de maneira verdadeira”, explica.

Premiados Concurso Poesia.jpgSurpresa pela premiação, ela afirma que a melhor conquista não foram os presentes do primeiro lugar. “O que mais me deixou feliz foi receber mensagens de alunos do IFF, até mesmo de outros cursos técnicos, dizendo que se identificaram com minhas palavras e que minha poesia as ajudou de alguma forma. Saber que minhas palavras podem ter um impacto positivo na vida de outras pessoas é algo que me deixa muito feliz”, considera. O segundo e terceiro lugares ficaram com os estudantes Victor Nunes Chalhoub Seródio (esq.) e Endrew Rodrigues dos Santos (dir.), também do Curso Técnico em Informática.

A professora Camila Valinho, coordenadora do Curso Técnico em Informática, foi quem propôs a atividade e incentivou os discentes a participarem. Orgulhosa, ela considera que as atividades internas do IFF colaboram muito com o desenvolvimento de habilidades transversais ao dinamismo regular da sala de aula. “O Sarau oportuniza grandes talentos, e esta edição não foi diferente. A turma nos surpreendeu com belas obras, merecendo destaque pelas criações”, elogia.

O evento foi realizado pelo projeto Sarau do IFF, coordenado pela professora Karina Neves, e pelos professores Anna Carolina Boldrini, Jiego Ribeiro e Maria Otília Moura. Para Karina, a atuação dos estudantes é o destaque do Sarau: “é um evento em que os estudantes protagonizam as ações, desde a organização até a elaboração de todas as atividades – a apresentação, as músicas, as danças, poesias. Fico feliz por esses estudantes estarem participando presencialmente pela primeira vez desse evento, que já acontece há muitos anos”. Ela acredita que iniciativas como esta contribuem para a formação e permanência na instituição.

Pedido de Natal – Na ocasião, também foram premiados os participantes do concurso proposto pelo Grêmio Estudantil do Campus Bom Jesus, que incentivava a comunidade acadêmica a compartilhar pedidos de Natal criativos. Seis foram escolhidos, sendo o primeiro lugar concedido à sugestão da aluna Maiara Monteiro de Azevedo, do sexto período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A ideia, cheia de empatia e solidariedade, consistia em convidar um cabeleireiro, reunir pessoas interessadas em ter os cabelos cortados e doá-los ao hospital do câncer.

Outro pedido que chamou a atenção e ganhou apoio entre os estudantes foi o do aluno Davi Soares, do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, que sugeria ajudar os funcionários da limpeza do campus por um dia.