CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

Segundo encontro do II Ciclo de Diálogos do ThaumaCast acontece nesta quinta-feira

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/08/2024 11h57, última modificação 28/08/2024 12h09
Interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento.
II Ciclo de Diálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia

Encontro é gratuito e aberto ao público.

As inscrições para o segundo encontro do II Ciclo de Diálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia, promovido pelo projeto ThaumaCast, já estão abertas. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, às 19h, no Espaço Cultural Luciano Bastos, dando continuidade à programação que vai até o dia 04 de setembro.

O tema desta semana será “O problema das enchentes e suas possíveis soluções tecnológicas”, trazendo a proposta de “utilizar diversas mídias para discutir e conscientizar a população sobre os impactos da tecnologia nas mudanças climáticas, assumindo como foco as enchentes e os desafios que circundam sua possível solução”. Inscreva-se AQUI.

Os estudantes Arthur Miquelito, Carlos Armando e Everaldo Júnior, do curso de Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, serão os ministrantes da noite e contarão com a participação dos professores Luiz Garcez, de Ciência da Computação, e Roberto Carvalho, de Matemática, para os debates.

O evento faz parte de uma série de ações que buscam integrar conteúdos desenvolvidos na disciplina de Filosofia da Ciência e Tecnologia, ministrada aos estudantes do sexto período de Engenharia da Computação. O objetivo é dialogar com a comunidade externa utilizando a metodologia desenvolvida pelo ThaumaCast, projeto coordenado pelo professor Rafael Tardin.

O primeiro encontro, de uma sequência de três eventos, aconteceu no dia 22 de agosto e discutiu o tema “Heroínas ou Vilãs? Como as redes sociais podem afetar as nossas escolhas alimentares”. O discente Matheus Vargas Borges, de Engenharia de Computação, se surpreendeu com o que aprendeu durante o debate. “O que mais achei interessante é o fato de em nossa sociedade oferecermos ultraprocessados até a recém-nascidos, realidade que pode mudar”, disse. Ele elogiou a iniciativa de realizar a ação em um ambiente externo ao IFF. “Ter o evento no Espaço Cultural Luciano Bastos, que atualmente é um museu cheio de coisas interessantes, possibilita ver coisas diferentes e acho bem bacana trazer um ar de lugar novo para atividades de extensão”, considerou.

Os interessados em participar dos dois próximos encontros podem se inscrever no site do evento, que é gratuito e aberto ao público. Haverá emissão de certificado para os participantes. Para efetivar a inscrição, é necessário se inscrever primeiramente no evento e, em seguida, individualmente em cada uma das atividades oferecidas, na seção “programação”.

Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/2ciclodedialogos