CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Semana Pedagógica promove integração e debate no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 23/03/2023 14h20, última modificação 23/03/2023 14h57
Servidores do campus participaram de palestras sobre temas diversos, trocaram experiências e se informaram sobre a instituição.
Diretoria de Assistência Estudantil

Evento possibilitou apresentação das equipes de trabalho do IFF Bom Jesus.

De primeiros socorros a planos de ensino, não faltaram temas para debate durante a Semana Pedagógica do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. O evento já acontece anualmente na instituição, antes do início do período letivo, com o objetivo de planejar ações, trocar experiências, promover integração e pensar melhorias para os processos de ensino e aprendizagem. Pela primeira vez a semana foi toda preenchida de programação, com atividades nos períodos da manhã e tarde, o que foi considerado positivo pela equipe.

“A semana pedagógica sempre acontecia apenas na parte da manhã e esse foi um diferencial em relação aos anos anteriores. Foi muito produtivo, tivemos muita participação e ficou como experiência para que nos próximos anos também tenhamos esse momento separado, uma semana toda cheia para nos organizarmos e iniciarmos da melhor forma o ano letivo”, ponderou o diretor de Ensino do campus, Rafael Gardoni, que também elogiou o comparecimento e participação dos docentes no evento.

O professor Gustavo Lemos Rocha, recém-chegado ao IFF, também avaliou positivamente a programação. “Tive contato com outros colegas, conheci outras coordenações e também pude ouvir um pouco sobre o funcionamento da instituição, entender o que ela deseja para o presente e o futuro. Essa oportunidade de me ambientar e trabalhar em consonância com os demais professores e princípios do IFF Bom Jesus é muito importante”, afirmou. Além do treinamento com o corpo de bombeiros e a oficina de Libras, que tiveram grande adesão dos participantes, Gustavo destacou a palestra do diretor-geral do Campus Santo Antônio de Pádua, Arthur Rezende, que compartilhou sua experiência e estudos sobre Ensino Médio Integrado.

Arthur, que já foi servidor do IFF Bom Jesus, demonstrou sua alegria por retornar à instituição e parabenizou os servidores do campus pelo evento. "É uma honra retornar à casa da qual fiz parte entre 2010 a 2014. Realizamos um excelente debate sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, que é um patrimônio da classe trabalhadora brasileira. Docentes e Técnicos do Campus Bom Jesus estão de parabéns por se disponibilizarem a dialogar sobre esse tema tão urgente e caro à rede federal”, disse.

A programação também incluiu momentos de apresentação das diretorias da instituição, projetos, laboratórios e setores, além da discussão sobre temas como a curricularização da extensão, planos de ensino e comunicação institucional.

O sucesso do evento repercutiu em mais uma iniciativa da Coordenação Pedagógica e Diretoria de Ensino do campus, que nesta quarta-feira, dia 22 de março, iniciaram uma série de Encontros Pedagógicos, previstos para acontecerem ao longo de todo o ano letivo. Serão às quartas-feiras, sem periodicidade definida. “Nossa intenção é que, por meio desses momentos, passemos a estreitar nossos laços,  aprender e conhecer os projetos institucionais e colaborar mutuamente. Serão realizados sempre que possível”, explica a coordenadora pedagógica do IFF Bom Jesus, Valéria dos Santos Julio.

Encontro Pedagógico - Hilton Galvão.jpgO primeiro encontro contou com apresentação do professor e coordenador de Extensão e Integração do campus, Hilton Galvão (foto), que falou sobre “Pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades de Ciências Aplicadas finlandesas e oportunidades de curricularização de extensão em uma empresa júnior”; e do professor Ernany Costa, que apresentou suas pesquisas relacionadas à produção de pequi no noroeste fluminense. Segundo Valéria, todos os servidores que desenvolvem projetos na instituição serão convidados para apresentá-los futuramente.