CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

Seminário Se Atualiza, Cientista reúne profissionais de todo o Brasil em programação online

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/06/2020 20h00, última modificação 27/06/2020 20h07
Evento contou com a participação de 389 inscritos. Foram oferecidas nove atividades, em três dias de programação.
Seminário Se Atualiza, Cientista

Neste domingo, dia 28 de junho, comemora-se em todo o Brasil o dia do Cientista de Alimentos. Homenageando antecipadamente os profissionais e estudantes da área, a primeira edição do Seminário Se Atualiza, Cientista (SSAC) proporcionou capacitação gratuita em diversas temáticas de interesse dos participantes. Organizado pela coordenação do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, o evento contou com 389 inscritos, cuja participação preencheu as salas virtuais durante a realização das nove atividades previstas.

Conservação de alimentos, produtos lácteos, processamento de bebida, fermentação natural e mercado de trabalho foram algumas das temáticas abordadas. Em todas as atividades o público teve a oportunidade de interagir com os palestrantes para sanar dúvidas e compartilhar experiências, o que tornou os encontros bastante interativos. “Posso afirmar que o evento foi enriquecedor para todos, principalmente para os nossos alunos, futuros cientistas de alimentos. Apesar dos desafios vividos e enfrentados, conseguimos realizar um evento grandioso e de excelência dentro dos padrões de nossa instituição. Estou realmente muito orgulhosa de fazer parte dessa história”, avalia a coordenadora do curso, professora Ligia Portugal. Ela parabenizou a comissão organizadora pelo árduo trabalho e agradeceu a todos os inscritos pela participação e confiança no evento.

Gisele de Lima França é estudante do sétimo período do CTA do IFF Bom Jesus. Para ela, o evento foi importante para o atual momento de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, devido à suspensão das aulas e ao sentimento de incertezas. A programação gratuita, online e aberta ao público também foi elogiada pela discente, que destaca a participação de colegas de outras instituições. “O evento foi muito bem organizado, o que facilitou a participação, tornando-a muito agradável. Os próprios temas já eram interessantes, inovadores. Aguçaram a busca por mais conhecimentos, contribuindo muitíssimo para a minha futura formação”, analisou. Para ela, a iniciativa possibilitou também a divulgação das ações do Campus Bom Jesus.

As palestras foram ministradas por profissionais de diversas partes do país. Odoaldo Ivo Rochefort Neto é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e compartilhou seus conhecimentos na palestra “Levain, um fermento selvagem”, além de participar de outras atividades como ouvinte. Ele elogiou o retorno e interesse do público e destaca que, em tempos de pandemia, é importante reinventar-se enquanto profissional.  “O fato de tocar no coração e na mente deles mostrou que atingi meus objetivos. É sempre bom encontrar a equipe docente desejando e repensando suas ações profissionais. Somos exemplos para nossos alunos e essa é a maior lição que podemos deixar para eles”, avaliou. Segundo Odoaldo, o seminário foi uma experiência positiva e enriquecedora, mostrando que o momento possibilita a realização de ações diferenciadas. “Mostra para a sociedade que os IFs não estão parados. Dentro de suas possibilidades, continuam a prestar um serviço de informação gratuito e de qualidade”, acrescentou.

Os certificados de participação já estão disponíveis na plataforma do evento. Para emiti-lo, o inscrito deverá acessar a área do participante, clicar na opção “certificados” e fazer o download do arquivo.

A programação completa está disponível no site do SSAC.