CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Servidores apresentam pôsteres no Fórum

por admin publicado 04/06/2012 18h50, última modificação 15/12/2017 10h33
Dois servidores do câmpus Bom Jesus apresentaram trabalhos na Mostra de Pôsteres do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado em Florianópolis (SC).

O câmpus Bom Jesus do Itabapoana apresentou dois pôsteres no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado na última semana. O Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), Arthur Rezende da Silva, e o professor de Língua Inglesa, Horácio Pires, representaram o câmpus na Mostra de Pôsteres do CentroSul, o Centro de Convenções da cidade de Florianópolis (SC).

Arthur levou ao Fórum o trabalho “Educação Profissional e Tecnológica e o desenvolvimento local/regional: o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o câmpus Bom Jesus do Itabapoana no Noroeste Fluminense”. O objeto da pesquisa apresentada é a consolidação de dados acerca da empregabilidade dos alunos egressos do câmpus no período de 2008 a 2011. Arthur explica qual é a perspectiva em seu trabalho.

“A lei de criação do IFF destaca que um dos objetivos dos Institutos é contribuir com o desenvolvimento local. A partir desta pesquisa, pretendo analisar de que formas os alunos egressos se inserem no mercado de trabalho e como essa inserção contribui com o desenvolvimento do Noroeste Fluminense”, disse.

O professor Horário Pires levou a Florianópolis o pôster “Gênese de um processo tradutório: do manuscrito ao ciberespaço”. Ele defende a coexistência de diversos formatos de leitura ao invés da sobreposição de um a outro. Para isso, realizou pesquisa com alunos de Informática do câmpus Bom Jesus do Itabapoana.

“No meu trabalho analisei duas modalidades: o livro impresso e o eletrônico. Quero mostrar que a inovação, o desenvolvimento de uma técnica nova não acarreta no fim da outra.  Para isso, estudei do manuscrito até a instância do ciberespaço. Coletei a opinião de alunos do curso de Informática para saber qual meio de leitura eles preferiam e o que encontrei foram argumentos a favor dos dois. O livro possui manuseio mais fácil e rápido enquanto que a leitura eletrônica facilita na busca específica. No fim das contas, há a coexistência dos meios”, concluiu.

Veja mais fotos em  www.flickr.com/iffbomjesus.