CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Parceria

Servidores do IFF Bom Jesus visitam assentamento para planejamento de ações em parceria

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/05/2023 12h04, última modificação 02/05/2023 12h15
Demandas da comunidade foram discutidas, para verificar viabilidade de atendimento por meio de ações de Ensino e Extensão.
Servidores do IFF Bom Jesus visitam Assentamento Josué de Castro

Ações de capacitação e recuperação de áreas degradadas já estão previstas.

Representantes do assentamento rural Josué de Castro, localizado em Campos dos Goytacazes (RJ), já haviam sido recebidos no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana e, dessa vez, foram os anfitriões do encontro. Os servidores Will Pereira, Kelly Lamônica e Carlos Dambroz, professores dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Meio Ambiente do IFF Bom Jesus, se reuniram com as famílias do assentamento no último dia 26 de abril, para conhecer a realidade local e discutir ações a serem realizadas em parceria. O objetivo é atender a demandas da comunidade por meio de ações de Ensino e Extensão.

Entre as ações previstas, o curso de Formação Continuada de produtor Agroflorestal será oferecido à comunidade, integrando um conjunto de ações de fomento à recuperação das áreas de preservação ambiental do local, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias assentadas.

A visita também oportunizou ao professor Will Pereira conhecer as experiências locais na área de criação de galinhas caipiras. Ele, que desenvolve projetos de extensão na área, pretende incluir as famílias interessadas nas ações realizadas sob sua orientação.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus, Alisson Jordão, futuras reuniões serão realizadas com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com parceiros institucionais que possam contribuir positivamente na construção destas e de outras ações conjuntas. “Essa sociedade foi desdobramento de demanda apresentada pelos assentados à coordenação do Curso Técnico em Agropecuária, que viu a iniciativa como uma oportunidade para um trabalho integrado com a coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus”, acrescenta. O primeiro encontro com moradores do Assentamento Josué de Castro aconteceu no dia 22 de março, no IFF Bom Jesus. Confira AQUI.