CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Servidores participam de Semana Pedagógica no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/02/2024 10h26, última modificação 26/02/2024 10h45
Programação proporcionou interação entre os profissionais, troca de experiências e preparo para o ano letivo de 2024.
Semana Pedagógica

Participantes se divertiram durante oficina de Libras.

A Semana Pedagógica já é um evento garantido na programação de início do ano letivo no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Destinada aos servidores da instituição, proporciona momentos de interação, debates, aperfeiçoamento, capacitação e informação sobre assuntos importantes para a prática dos profissionais. Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 19 e 22 de fevereiro e contou com palestrantes de diversas áreas do conhecimento.

Iniciando as atividades, a equipe gestora desejou as boas-vindas aos presentes e foi apresentada aos servidores recém-chegados ao campus. Segundo o diretor de Ensino, Rafael Gardoni, a Semana Pedagógica é um momento importante porque permite o compartilhamento de orientações, além de promover integração e socialização. “Esse ano foi bem interessante. Conseguimos abordar vários conteúdos importantes de planejamento, organização, bem-estar do servidor, além de realizarmos uma roda de conversa para discussão de assuntos importantes, como os cursos, egressos, uso de tecnologias, inclusão. Foram demandas identificadas em 2023 e que poderemos trabalhar para melhorar em 2024”, avaliou. Oficinas de Libras, ChatGPT, palestra sobre saúde mental e violência na escola são alguns exemplos dos assuntos abordados nesta edição.

O cientista de alimentos Adaelson Firmino é ex-aluno do IFF Bom Jesus e neste ano retornou à casa para atuar como professor. Segundo ele, as palestras e oficinas da Semana Acadêmica possibilitaram reflexões relevantes sobre a responsabilidade da prática docente e a importância do aperfeiçoamento constante. “Ficou nítida a necessidade de nunca estar conformado com a estagnação do conhecimento, mas de buscar continuamente o aperfeiçoamento profissional e pessoal para estar à frente de uma sala de aula, levando conhecimento e contribuindo para a sociedade”, disse. Para ele, é um privilégio atuar como educador e compartilhar com os estudantes as informações que também aprendeu na instituição.

Outro ex-aluno que também participou da Semana, mas como palestrante, foi o advogado Guilherme Germano. Ele concluiu o Curso Técnico Integrado em Alimentos em 2018 e afirma que poder palestrar para os professores que contribuíram para sua formação acadêmica, pessoal e profissional foi uma forma de retribuição. O advogado ministrou uma palestra sobre a Lei nº 14.811, que trata, entre outros assuntos, sobre medidas de proteção à criança e adolescente em ambientes escolares. “Falar sobre o Cyberbullying com o intuito de intervenção social é uma forma de contribuir ainda mais para um ambiente educacional seguro e receptivo, fazendo com que o IFF continue formando cidadãos conscientes e prontos para a sociedade atual.  Foi um momento único, que levarei para sempre no meu coração e sou muito grato à instituição, que me fez ser quem sou hoje”, considerou.

O ano letivo de 2024 começa oficialmente para os estudantes nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, com atividades de recepção, apresentações e aulas. Os horários e calendários letivos do Campus Bom Jesus estão disponíveis no Painel do Estudante.