CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Servidores realizam visita técnica

por admin publicado 10/12/2015 15h31, última modificação 15/12/2017 10h34
Servidores que fazem parte do Grupo de Estudos Trabalho e Educação visitaram a Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves – ES para conhecer de perto a pedagogia da alternância.

Com o objetivo de estudar e conhecer outras filosofias educacionais e de trazer novos elementos pedagógicos e metodológicos da educação para o campus Bom Jesus, o Grupo de Estudos Trabalho e Educação, formado por professores e técnicos administrativos, realizaram uma visita técnica a Escola Família Agrícola (EFA) de Alfredo Chaves, que faz parte do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes).

A visita foi realizada no dia 26 de novembro. A EFA de Alfredo Chaves, fundada em 1969, é uma das pioneiras na pedagogia da alternância na América do Sul. De acordo com a coordenadora pedagógica do campus Bom Jesus, Roberta Dalarme, o modelo da pedagogia da alternância visa à formação integral do educando com a contribuição da família.

“A pedagogia proposta por eles tem um modelo mais direcionado para a educação do campo, alternando os tempos de formação entre período em que o estudante permanece na escola e na família e comunidade. O aluno passa uma semana na escola e uma semana em casa, onde também estão incluídas atividades educativas direcionadas para a família e integração com a comunidade”, explica a coordenadora.

Roberta acrescenta que “o objetivo do grupo de estudos foi conhecer e ter contato com outras práticas de ensino, trazendo elementos que possam contribuir para a nossa realidade”.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 10/12/15)