CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

Sete estudantes do Campus Bom Jesus conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/08/2022 12h37, última modificação 10/08/2022 09h58
Medalhistas estão classificados para a etapa nacional da Olimpíada, que selecionará os representantes do Brasil para a etapa internacional.
Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia

O retorno à rotina escolar foi desafiador para os estudantes, mas alguns deles toparam um desafio ainda maior. Depois de dois anos sem a experiência de provas presenciais, 52 discentes do Campus Bom Jesus do Itabapoana aceitaram o incentivo dos professores de Física e, antes mesmo das avaliações bimestrais, decidiram estrear a maratona de provas com a Olimpíada Brasileira de Astronomia. O resultado foi surpreendente: sete medalhas, sendo duas douradas e cinco de bronze. Todos os medalhistas já estão classificados para a etapa nacional, que vai selecionar os representantes do Brasil para a fase internacional.

Os mais de 50 estudantes puderam se preparar nas aulas extras oferecidas pela professora Ana Cecília Soja, que ensinou sobre sistema solar, estrelas, evolução estelar e um pouco de astronáutica. Maria Luiza Moulin Teixeira, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, participou pela primeira vez de uma olimpíada do conhecimento e já garantiu uma medalha de ouro para o currículo. Ela assistiu a todas as aulas e conta que foram muito importantes para o desempenho obtido. “Vimos muitas coisas que não sabíamos e algumas delas caíram na prova, por isso consegui acertar. Se não tivesse feito as aulas, seria mais complicado”, lembra a adolescente, que atribui o bom resultado também à colaboração do pai. “Desde criança ele sempre me incentiva nos cálculos e matemática. Ele também é excelente nisso, acho que está no sangue”, brinca.

A oportunidade de ampliar os conhecimentos na área foi elogiada pelo aluno Pedro Lucas Ribeiro Areas, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática. Ele também conquistou sua primeira medalha dourada na competição, que fará companhia à de prata, obtida durante sua participação quando ainda estava no oitavo ano do ensino fundamental. Ele considera gratificante aprender coisas novas. “Pude exercitar alguns conhecimentos de física e matemática e foi um incentivo para procurar assuntos que não vemos muito na escola, podendo despertar o interesse de outros alunos para área”, explica. Essa foi sua terceira participação na OBA.

Outro veterano em olimpíadas do conhecimento é o estudante Nilo Fonseca Andrada, do primeiro ano do Curso Técnico em Alimentos, medalhista de bronze nesta edição da OBA. Além da recente aprovação, ele participará também da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Obmep. “Espero continuar participando dessas olimpíadas até quando eu puder”, conta. Para Nilo, a importância da participação está não só nos novos conhecimentos obtidos, mas nas portas abertas para o futuro, tendo em vista que o bom desempenho em provas desta natureza é valorizado para acesso a outros ambientes acadêmicos, como no ensino superior.

O incentivo da professora Ana Cecília foi o que motivou os discentes. Segundo ela, a oportunidade era de testarem seus conhecimentos, habilidades e desempenho sem a cobrança ou o peso de uma avaliação bimestral. “Foi um resultado que considero muito positivo. Tivemos, além das medalhas, resultados muito bons, distribuídos em todos os anos”, avalia, destacando a participação de estudantes de todos os anos e cursos do Campus Bom Jesus. Segundo ela, a maioria dos discentes participou das três aulas de preparo para a prova, que foram oferecidas após o horário de aulas regulares. As medalhas serão entregues em uma cerimônia, com data ainda indefinida, no último trimestre de 2022.

Confira a lista de medalhistas do IFF Bom Jesus:

MedalhistaMedalhaCurso
Maria Luiza Moulin Teixeira Ouro 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos
Pedro Lucas Ribeiro Areas Ouro 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática
João Victor Pessanha Mota Bronze 1º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos
Lavínia de Almeida Borges Bronze 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos
Nilo Fonseca Andrada Bronze 1º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos
Rayara Ferreira Sexto Marques Bronze 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos
Samuel Jardim Monteiro Bronze 3º ano do Curso Técnico Integrado em Química