CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Setores do Campus Bom Jesus ganharão novas identificações

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/09/2020 13h55, última modificação 08/09/2020 12h38
Identificação dos setores e totens informativos facilitarão o deslocamento e direcionamento de fluxos de pedestres e veículos dentro da instituição.
Setores do Campus Bom Jesus ganharão nova identificação

Além das placas de identificação dos setores, totens com informações sobre cursos também serão instalados no campus.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana em breve ganhará um novo projeto de comunicação visual. Totens de identificação de setores, painéis com os cursos oferecidos no campus, placas de direcionamento de fluxos de pedestres e veículos e logomarca da instituição em 3D estão sendo produzidos pelo servidor técnico-administrativo da instituição Paulo Sérgio Lettieri, que também é artista plástico graduado em Artes Visuais.

Segundo o diretor-geral do campus, Leandro Pereira, o projeto já era um desejo da equipe gestora, assim como a criação de uma recepção que melhor orientasse a comunidade no deslocamento dentro da instituição. “Precisávamos disso e, principalmente, que fosse com materiais que tivessem a nossa identidade”, afirma. A matéria-prima escolhida foi o bambu, que existe em abundância no campus. Paulo Sérgio explica que a proposta é utilizar recursos de baixo custo e que não agridam o meio ambiente. Para ele, o projeto contribuirá ainda para tornar os ambientes mais receptivos ao público, não apenas por facilitar a identificação dos locais, mas também por otimizar a estética da infraestrutura do campus.

O processo de produção das peças envolve a coleta do bambu, corte e fatiamento dos colmos em finas lâminas, que serão coladas com resina à base de água, não tóxica, formando uma trama de considerável resistência mecânica. As tramas variam de acordo com a característica da peça a ser produzida. Os nomes dos setores serão gravados em relevo nas lâminas de bambu, utilizando uma microfresadora. A expectativa é que até o fim do mês as placas de identificação sejam instaladas.

Paulo Sérgio Lettieri é o criador das peças, produzidas com fibra de bambu.

Peças estão sendo produzidas pelo servidor Paulo Sérgio Lettieri