CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Aberto ao público

ThaumaCast promove II Ciclo de Diálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/08/2024 15h48, última modificação 20/08/2024 15h54
Serão três encontros, nos dias 22 e 29 de agosto e 04 de setembro. Inscrições gratuitas pelo site do evento.
II Ciclo de Diálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia

Encontros são abertos ao público e haverá emissão de certificados.

O projeto ThaumaCast realizará a segunda edição do Ciclo de Diálogos entre Filosofia, Ciência e Tecnologia a partir desta quinta-feira, dia 22 de agosto. Os encontros acontecerão no Espaço Cultural Luciano Bastos, localizado no centro de Bom Jesus do Itabapoana, e abordarão temas variados, como a influência das redes sociais em escolhas alimentares, possibilidades de soluções tecnológicas para enchentes e as quedas de energia elétrica em Bom Jesus.

O evento faz parte de uma série de ações que buscam integrar conteúdos desenvolvidos na disciplina de Filosofia da Ciência e Tecnologia, ministrada aos estudantes do sexto período do Curso Superior de Engenharia da Computação no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. A proposta é dialogar com a comunidade externa utilizando a metodologia desenvolvida pelo projeto de extensão ThaumaCast, coordenado pelo professor Rafael Tardin.

Os interessados podem se inscrever no site do evento, que é gratuito e aberto ao público. Haverá emissão de certificado para os participantes. Para efetivar a inscrição, é necessário se inscrever primeiramente no evento e, em seguida, individualmente em cada uma das atividades oferecidas, na seção “programação”.

O primeiro encontro acontecerá nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, das 19h às 21h. O tema “Heroínas ou Vilãs? Como as redes sociais podem afetar as nossas escolhas alimentares” norteará o diálogo, que propõe “um olhar com cuidado sobre o papel das mídias sociais enquanto ferramenta de marketing que utiliza algoritmos para afetar as escolhas dos usuários, especificamente no caso dos anúncios de alimentos ultraprocessados”, conforme prevê a programação.

O objetivo deste primeiro diálogo é incentivar a reflexão sobre o uso seguro dos aplicativos e esclarecer como a relação com o marketing pode ser prejudicial, principalmente quando o usuário não possui informações e saberes necessários para seu consciente. Os estudantes de Engenharia de Computação Daniel Rodrigues, Luan Crisóstomo e Maycon Deláqua serão os ministrantes do debate e contarão com a participação de Wesley Folly, Youtuber e professor da área de Tecnologia de Informação; e Alcides Ricardo, professor de Engenharia de Alimentos, como debatedores.

Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/2ciclodedialogos