CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Trabalho do IFF Bom Jesus é premiado no XV Confict

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/07/2023 14h47, última modificação 05/07/2023 15h01
Ao todo, 12 trabalhos desenvolvidos no Campus Bom Jesus foram apresentados no evento.
Trabalho do IFF Bom Jesus é premiado no XV Confict

A orientadora, Juliana Vidigal, e os bolsistas João Vitor e Estella.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana marcou presença no XV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), realizado entre os dias 26 e 30 de junho no Centro de Convenções da Uenf. Foram 12 trabalhos de iniciação científica e tecnológica apresentados por bolsistas e orientadores do campus e, destes, o projeto “Elaboração e avaliação de produtos cárneos utilizando metodologias alternativas de cura, defumação e cozimento” conquistou o segundo lugar na categoria “Ciências Agrárias”.

Orientado pela professora Juliana Vidigal e desenvolvido pelos bolsistas João Vitor de Souza da Silva, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Eduardo Jovita Paulino e Estella Pereira Carneiro de Souza, do Curso Técnico Integrado em Alimentos, o projeto tem o objetivo de agregar valor a pequenos empreendimentos de carne por meio da utilização de alternativas de cozimento, defumação e cura que sejam mais saudáveis, rápidas e economicamente interessantes.

“As grandes empresas do setor já utilizam essas alternativas, mas os pequenos produtores não sabem fazer. Costumam utilizar o defumador convencional, que tem alguns problemas de padrão dos produtos, talvez até um pouco de toxicidade. Então a ideia é trazer para esses pequenos produtores a agregação de valor e a possibilidade de redução de custo, de produtos mais saudáveis e de rapidez no processo”, explica Juliana.

Entre as medidas propostas pelo projeto está a de substituição do defumador convencional pelo uso do forno e da fumaça produzida pela combustão de madeira por uma fumaça líquida. “Nessa fumaça líquida, são selecionados apenas os constituintes desejáveis para a defumação, e a cura rápida reduz o tempo desse procedimento, que pode ser feito de um dia para o outro com a injeção de salmoura de cura”, acrescenta a professora. Segundo ela, essa é uma alternativa para a técnica de cura seca, que é convencional e leva de uma semana a dez dias para ser concluída.

O trabalho foi apresentado pelo graduando João Vitor, que participou pela primeira vez do Confict e conta que é também sua estreia como premiado em eventos científicos. Ele apresentou o projeto para dois avaliadores e se surpreendeu com o resultado. “Nunca havia ganhado uma premiação do tipo. Foi uma surpresa muito grande da minha parte e demonstra que estou no caminho certo. Me sinto realizado, orgulhoso como bolsista, por estar fazendo um bom trabalho e colhendo os frutos da minha dedicação”, considerou.

Para Estella Carneiro essa também foi a primeira vez participando de um evento científico como bolsista de um projeto. “Achei incrível ter essa oportunidade! Fiquei mais feliz ainda por ter sido premiada junto dos meus colegas bolsistas e minha orientadora. Isso só me dá mais vontade de querer estar no IFF. O IFF é um colégio que abre portas”, disse.

O projeto ainda está em fase inicial e concorreu com propostas de pesquisas que se encontram em fases mais avançadas, o que, para Juliana, representou o reconhecimento do potencial da ideia desenvolvida pela equipe e da atuação e desempenho dos estudantes durante a apresentação. “Eles responderam bem aos avaliadores, que pareceram bem felizes com a participação e desempenho deles ali”, lembra Juliana. De acordo com a orientadora, as próximas fases da pesquisa incluem testes, processos e análises dos produtos propostos. A expectativa é que na próxima edição do Confict eles apresentem, além do resultado final, os produtos obtidos a partir das pesquisas.

Números - O IFF Bom Jesus participou do XV Confict com a apresentação de 12 projetos, sendo 10 orientadores e 12 bolsistas envolvidos nas apresentações. Ao todo, 22 estudantes estiveram presentes no evento. Entre as apresentações, 11 aconteceram em formato banner e um trabalho foi apresentado oralmente.

Café - Não foi só nas apresentações que o IFF Bom Jesus se fez presente. O coffee break costuma ser um dos momentos de grande interesse nos eventos, tendo em vista que permite a aproximação e socialização dos pesquisadores, estudantes e profissionais durante a programação. Na edição 2023 do Confict os participantes puderam se deliciar com o café produzido no Campus Bom Jesus e torrado no Laboratório de Qualidade de Café da unidade. Ao todo, foram doados cinco quilos do produto.

Mais informações sobre o XV Confict estão disponíveis no site do evento.