CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Bom Jesus

Turma do terceiro ano de Informática participa do projeto “Conhecendo a UENF”

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/10/2025 12h25, última modificação 08/10/2025 12h26
Estudantes visitaram o campus da universidade e foram orientados sobre formas de ingresso, auxílios e oportunidades oferecidas pela instituição.
Visita à UENF

O famoso prédio do Centro de Convenções da Uenf, com formato de apito, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática já estão se preparando para a próxima etapa de suas formações acadêmicas. Alguns esperam pelo ingresso no mercado de trabalho, outros sonham com a desejada vaga na faculdade. Acompanhados pelos professores Gustavo Lemos e Ianne Nogueira, eles participaram do projeto “Conhecendo a UENF”, que oferece a oportunidade de conhecerem a instituição por meio de visita ao campus, em Campos dos Goytacazes, e de receberem informações sobre as formas de ingresso, os programas de auxílio à permanência e as oportunidades em projetos de pesquisa e extensão. 

Durante a visita, os discentes conheceram os cursos oferecidos na unidade e algumas das estruturas, como o Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP), o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT), o Laboratório de Biotecnologia Vegetal de Biotecnologia Vegetal e o setor de Microscopia do Centro de Biociências e Biotecnologia. Lá, tiveram acesso ao dia a dia dos estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, e puderam identificar a afinidade entre a Informática e a Biologia.

“Os alunos perceberam que o sonho de estudar em uma universidade de qualidade não é algo distante e que em nossa região há instituições bem preparadas para a formação de profissionais que possam atuar tanto na pesquisa acadêmica quanto no mercado de trabalho”, afirmou o professor Gustavo. Segundo ele, a visita também possibilitou um vislumbre de como a preparação do curso técnico em informática permite a atuação em áreas da biotecnologia, além dos campos das tecnologias e ciências exatas. “O sentimento final foi de empolgação frente às oportunidades que uma educação pública de qualidade proporciona”, avaliou.

Para os estudantes, foi uma experiência produtiva e que superou as expectativas. “A parte mais interessante foi perceber como a informática está presente na área da Biologia. Isso vai muito além do hardware usado em equipamentos: envolve a organização e armazenamento de dados, a criação de códigos para processar informações de pesquisa, o uso de inteligência artificial para correlacionar dados e até gerar relatórios resumidos, entre outras aplicações”, considera o aluno Nathan Camargo Rosa.

A discente Giovanna Guilhermina de Pádua Cardoso destacou as palestras, que abordaram temas como bolsas, cursos, auxílios e outras ações realizadas na universidade. “A UENF é de fato muito boa e bem atrativa para estudantes que buscam estudar em uma universidade e encontram o seu curso desejado ali”, disse.

A coordenadora do Curso Técnico em Informática, Ianne Nogueira, afirma que visitas técnicas são um meio de despertar os alunos para novas oportunidades. “Os alunos ficaram encantados com o tamanho e a estrutura da UENF. Visitaram laboratórios onde puderam ver a aplicação prática da informática em outras áreas e ainda viram que é possível estudarem em uma universidade de qualidade. Vê-los planejar o futuro é gratificante”, concluiu.

Veja mais fotos da visita no Instagram do IFF Bom Jesus.