CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Leitura

Turmas dos primeiros anos de Alimentos participam de piquenique literário

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/08/2025 09h26, última modificação 06/08/2025 09h46
Os encontros aconteceram no Lago José Neves e os estudantes compartilharam a leitura de obras sobre Anne Frank.
Piquenique literário - Curso Técnico em Alimentos

Os encontros aconteceram nos dias 28 e 30 de julho.

O segundo semestre letivo está chegando ao fim no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana e os primeiros anos do Curso Técnico em Alimentos participaram de uma atividade diferente para encerrar a disciplina de Literatura. Às margens do Lago José Neves, as três turmas se reuniram para participar de um piquenique literário. Lanche compartilhado, uma bela paisagem e momentos de leitura coletiva marcaram os encontros, propostos pela professora Sarah Vervloet.

A atividade do bimestre foi um projeto de leitura literária das obras “O diário de Anne Frank” e “Anne Frank - A memória do holocausto”, de Eduardo Alonso, romance que integra o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Por meio do programa, todos os estudantes tiveram acesso ao livro físico, o que oportunizou a atividade compartilhada.

Sarah explica que a leitura em sala de aula é, geralmente, feita por ela em voz alta e, em alguns momentos, também acontece de forma coletiva, com mediação e atividades complementares. Segundo a docente, a experiência em grupo foi interessante porque possibilitou aos discentes o contato com a história de uma forma diferente. “A maioria não conhecia Anne Frank e o contexto da história, então só por isso já me parece um êxito imenso realizar a atividade”, analisou.

Ela acrescenta que a leitura de livros proporciona também uma proximidade com o outro, com a reflexão crítica, a percepção de si e do grupo. “Faz muito sentido finalizar esse processo educativo com um piquenique literário, pois há uma troca muito potente entre todos a partir de uma abordagem temática que perpassa os direitos humanos”, concluiu.

Veja mais fotos das atividades no Instagram do IFF Bom Jesus.