CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

XII Mostra do Conhecimento tem início no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/10/2024 20h29, última modificação 14/10/2024 20h50
Cerimônia de abertura, Olimpíadas Intercursos e minicursos deram início à programação.
Abertura XII Mostra do Conhecimento e III Olimpíadas IFFIntercursos

Programação esportiva, científica e cultural continua até sábado, dia 19, com atividades presenciais e remotas.

O juiz apitou e a III Olimpíadas Intercursos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana deu início à programação da XII Mostra do Conhecimento e V Feira de Oportunidades na manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro. Reunidos na quadra poliesportiva, estudantes, servidores e colaboradores prestigiaram a cerimônia de abertura do evento e, em seguida, assistiram às partidas de futsal feminino e masculino, em que as turmas dos cursos técnicos em Alimentos, Agropecuária, Meio Ambiente e Química se enfrentaram.

A cerimônia contou com a presença de gestores do campus e organizadores da Mostra, que formaram a mesa de autoridades da solenidade, além de servidores que compareceram ao evento. Após entoarem o hino nacional, os presentes ouviram as boas-vindas do diretor-geral da unidade, Leandro Pereira Costa, e assistiram a uma bela apresentação musical promovida pelo Núcleo de Arte, Cultura e Educação do IFF Bom Jesus.

As competições animaram a torcida, que das arquibancadas acompanhou os jogos de futsal durante toda a manhã. As próximas disputas serão de basquete, handebol e natação, no dia 17; vôlei e atletismo, no dia 18. Na manhã de sábado, dia 19, acontecerá a final do voleibol e serão entregues as premiações.

Dois treinamentos também tiveram início nesta segunda-feira. Vilma Valadares, do Sindicato Rural de Apiacá, ensinou o preparo de salgados fritos, aplicando técnicas de boas práticas de manipulação e fabricação. O laboratório de cereais e panificação recebeu as turmas e a avaliação dos participantes foi positiva, principalmente depois de experimentarem os quitutes. A capacitação, que é oferecida por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), continua nesta terça-feira, dia 15, com ministração do conteúdo sobre doces e salgados assados. Há uma turma para estudantes do IFF e outra para a comunidade externa.

Já no laboratório de bovinocultura o Médico Veterinário do IFF Bom Jesus, Rafael Loures, ministrou as primeiras aulas do curso de inseminação artificial em bovinos, que seguirá até sexta-feira. O curso contou com exposições teóricas e práticas nos períodos da manhã e tarde e os participantes também elogiaram a capacitação até o momento. “Estamos tendo bastante prática, do jeito que nós gostamos, porque na prática a gente aprende melhor”, considerou a aluna Iara Ramada de Oliveira, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária.

A programação do dia foi encerrada com uma palestra online sobre doenças cutâneas não transmissíveis, promovida pelo projeto Educa Saúde IFF. A dermatologista Milena de Souza Furtado Ávila foi quem abordou o tema.

Nesta terça-feira, dia 15, as atividades continuam com um bate-papo sobre vinhos com o professor Jucelio Kulmann, do Instituto Federal de Santa Catarina. A professora Juliana Vidigal, do Campus Bom Jesus, fará a mediação. A transmissão ao vivo terá início às 17h30min, pelo perfil do IFF Bom Jesus no Instagram.

A recepção e credenciamento dos participantes inscritos na XII Mostra do Conhecimento acontecerão na quarta-feira, dia 16, a partir das 13h, no módulo I.

Fique por dentro do que vem aí na XII Mostra do Conhecimento. Acesse: https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2024