CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

XIII Mostra do Conhecimento tem início com programação diversa no IFF Bom Jesus

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 01/10/2025 10h37, última modificação 01/10/2025 10h52
Esporte, ciência, cultura e diversão fizeram parte das atividades dos primeiros dias de evento.
Primeiros dias da Mostra do Conhecimento

Competições esportivas, cerimônia de abertura e início das oficinas, palestras e minicursos marcaram os primeiros dias do evento.

A XIII Mostra do Conhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana começou e não faltou programação para os participantes dos dois primeiros dias de evento, que segue até sábado, dia 04, com diversas opções de atividades. 

A manhã de segunda-feira foi animada na quadra poliesportiva do campus, onde estudantes e servidores se reuniram para assistir à apresentação da Banda Marcial Francisco de Mattos Ligiero. Também conhecida como Chico Ligério, é formada por estudantes da Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiero, localizada no bairro Cehab, de Itaperuna (RJ). Atualmente é composta por 40 integrantes e faz apresentações em eventos cívicos e culturais. A apresentação encantou a plateia, que registrou e compartilhou o momento nas redes sociais.

Em seguida, foi dada a largada para a X Mostra Esportiva, com as competições do IFFIntercursos. O futsal foi a modalidade do dia, com jogos femininos e masculinos. As equipes são formadas por discentes de diferentes anos dos cursos técnicos, proporcionando uma oportunidade de integração e estreitamento de laços entre os estudantes. Até o fim da semana, disputas de handebol, atletismo, voleibol, basquete, natação e ginástica de apresentação também movimentarão as torcidas.

A cerimônia oficial de abertura aconteceu às 12h30min, no auditório Amanda Celeste Pimentel. O reitor do IFFluminense, Victor Barbosa Saraiva, prestigiou a solenidade, assim como gestores de outras unidades do IFF, alunos e servidores do Campus Bom Jesus. Em seu discurso, Victor elogiou a integração promovida pelo evento, que aproxima a instituição da comunidade externa, do mercado de trabalho e promove as ações de pesquisa, extensão e inovação da instituição. Também citou o envolvimento dos estudantes e agradeceu pela participação na Mostra. 

“Não temos nada nessa instituição que ocorra sem vocês. Mais uma vez vocês estão juntos com o IFF em um evento como este, fomentando todo esse processo, que é para a nossa comunidade, de forma geral. Um excelente evento a todos”, desejou o reitor.

O diretor-geral do campus, Leandro Pereira Costa, relembrou a programação prevista e incentivou a participação dos estudantes. “É uma semana de muito conhecimento e aprendizado, além de socialização”, considerou. A diretora de Pesquisa e Extensão, Katia Kawase, destacou o carinho com que foram planejadas as atividades e encorajou os participantes a contribuir com sugestões para as próximas edições. “Temos atividades sobre os mais variados temas, então esperamos que aproveitem bastante. Sempre podemos melhorar, então contamos com o retorno de vocês”, concluiu.

Representando os estudantes, a integrante do Grêmio Estudantil Letícia Vilela expressou sua admiração pela Mostra. Concluinte do Curso Técnico em Informática, ela afirmou que vai sentir saudades do evento. "É um momento muito importante porque conseguimos participar de diferentes áreas do campus. Eu nunca havia entrado em um laboratório de alimentos, por exemplo, e é muito legal poder conhecer todas essas áreas e tudo que o IFF Bom Jesus tem a oferecer. Conseguimos apreciar a riqueza que temos no campus e valorizar o trabalho de quem construiu tudo isso", disse.

As tardes foram de oficinas, minicursos, mesas redondas e palestras. Temas como justiça climática, adultização, processamento de alimentos, programação e até crochê protagonizaram as discussões e promoveram novos aprendizados. 

A programação continua até sábado, com a mesma diversidade de assuntos. Empreendedorismo, educação financeira, ansiedade, samba, publicidade, produção de mudas, química forense e até computação quântica são alguns dos temas que ainda serão abordados na XIII Mostra do Conhecimento. A programação completa está disponível no site do evento.

VI Feira de Oportunidades - Acontece na tarde desta quarta-feira, dia 1º de outubro, o encontro de empresas parceiras, comunidade e instituições locais. Como de costume, será no hall do antigo bloco de ensino, e será uma oportunidade de conhecer produtos, serviços e ações realizadas na região, além de criar novos contatos e até iniciar diálogos para projetos futuros. O evento é aberto ao público e vai até as 17h.

Gamificação - Os participantes também já estão resgatando os prêmios obtidos a partir do cumprimento dos desafios da Mostra. São itens personalizados, conquistados a partir da reunião de selos coloridos. Marca-página, chaveiros e bottons do IFF são alguns dos prêmios disponíveis e, para os inscritos que conquistarem o selo prata, há uma surpresa reservada, além da participação em um sorteio no fim do evento.

Salas temáticas - Também acontecem na tarde desta quarta-feira as salas temáticas dos cursos, que sempre atraem candidatos ao processo seletivo e vestibular do IFF. É uma oportunidade de conhecer melhor as propostas dos cursos, assim como os projetos e ações desenvolvidas por cada um deles. Para quem está em dúvida sobre qual curso escolher, a atração pode ajudar na decisão.

Apresentação de trabalhos - A Mostra Científica também começa nesta quarta-feira, às 13h, com as apresentações de banners no Hall do Prédio de Ensino. Haverá avaliadores para cada trabalho exposto e a comunidade também pode visitar a exposição, assim como ouvir sobre cada projeto. As apresentações orais acontecerão na sexta-feira, dia 03, durante todo o dia.

Confira a programação completa da XIII Mostra do Conhecimento em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2025.

Veja as fotos do evento no Instagram do IFF Bom Jesus.