CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estágio: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Informações sobre atividades de estágio no curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana.

O Estágio Curricular Supervisionado do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos é uma complementação didático-pedagógico cujo objetivo é articular a formação ministrada no curso com a prática profissional, de modo a qualificar o graduando para o desempenho competente e ético das tarefas específicas de sua profissão.
Portanto, no Estágio, o graduando se vê diante de circunstâncias reais exigidas para sua formação profissional, as quais proporcionam uma efetiva oportunidade para que o estudante depreenda , pelo menos em parte, a realidade profissional escolhida, observando detalhes ou fatos relevantes que o ensino formal não consegue demonstrar.

Caracterização do Estágio

A atividade de estágio do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, promovendo:

I. o relacionamento dos conteúdos e contextos para dar significado ao aprendizado;
II. a integração à vivência e à prática profissional ao longo do curso;
III. a aprendizagem social, profissional e cultural para o desenvolvimento do educando para
a vida cidadã e para o trabalho;
IV. a participação em situações reais de vida e de trabalho em seu meio;
V. o conhecimento dos ambientes profissionais;
VI. condições necessárias à formação do aluno no âmbito profissional;
VII. familiarização com a área de interesse de atuação do futuro profissional;
VIII. contextualização dos conhecimentos gerados no ambiente de trabalho para a reformulação dos cursos.

O estágio curricular supervisionado do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Bom Jesus do Itabapoana é obrigatório conforme determinação do Projeto Pedagógico do Curso.

Carga horária

Fica estabelecido que a carga horária de estágio supervisionado do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos é de 300 horas, sendo que as atividades deverão ser realizadas exclusivamente no 8º período.
O graduando realizará a totalidade de horas de estágio supervisionado em empresas devidamente conveniadas com o campus Bom Jesus do Itabapoana.
Em casos excepcionais, o Estágio Supervisionado será realizado nos setores de produção da Agroindústria do campus Bom Jesus do Itabapoana, a julgo do Colegiado do Curso.

Documentos Importantes

Regulamentação do Estágio Supervisionado Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA)