CAMPUS
BOM JESUS DO ITABAPOANA
Biometria de variedades RB de cana-de-açúcar, em Bom Jesus do Itabapoana-RJ
Coordenador: Rosana Cristina Pereira
Resumo: A cana-de-açúcar apresenta grande importância econômica, sendo cultivada em diversas regiões do país. São inúmeras variedades com características bem diversas, havendo aquelas que melhor se adaptam a cada região e finalidade de uso. É fundamental a identificação de cultivares que ampliem a produtividade dos canaviais, o que se torna possível a partir de seleções regionais, que atendem às condições de cada região, proporcionando ganhos significativos para sistemas específicos de produção. O objetivo é avaliar características biométricas de dez variedades RB de cana-de-açúcar com potencial para adaptação em Bom Jesus do Itabapoana, região noroeste do RJ, e difundir as variedades mais promissoras e adaptadas às condições edafoclimáticas locais. Para instalação do experimento serão utilizadas 10 variedades RB de cana-de-açúcar, sendo o plantio previsto para dia 24/05/2018. O experimento será instalado em blocos casualizados, com 4 repetições, e as parcelas serão compostas por 4 linhas de 5,0 m, espaçadas em 1,2 m e um espaço entre as parcelas de 1,0 m. Os atributos biométricos avaliados na cana planta serão: número de brotos; largura, comprimento e área de folhas; número de folhas por broto; área foliar e IAF (índice de área foliar); altura, diâmetro, volume e peso dos colmos; número de entre-nós; produtividade. As avaliações não destrutivas serão realizadas aos 114, 169, 230, 301, 396 e 526 dias após o plantio (DAP). Espera-se a geração e divulgação de informações que possam contribuir para que técnicos e produtores utilizem a cana-de-açúcar com eficiência econômica, buscando viabilizar a produção, com o intuito de aprimorar os métodos ou procedimentos, até então adotados para aumentar a oferta de produtos e a rentabilidade para o produtor. Identificação das cultivares mais produtivas e adaptadas às condições locais e ao uso. Promover a formação profissional e humanística dos estudantes envolvidos. Contribuir para o desenvolvimento regional, por meio da divulgação de tecnologias que estejam em consonância com as potencialidades, bem como adaptadas às condições locais e regionais.