CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Compostagem - Conformando a lei do retorno: Tudo que você planta, você colhe

Coordenador: Annaliza Carvalho Meneguelli de Souza

Resumo: Apesar dos desafios para a preservação ambiental algumas técnicas já estabelecidas podem ser resgatadas para auxiliar na contribuição efetiva da sociedade para a gestão de uma relevante fração dos resíduos gerados. O processo natural de degradação da matéria orgânica pode ser otimizado e direcionado através da eficiência da compostagem. O aprendizado desta técnica possibilidade interdisciplinaridade e o resgate de conexões de ciclo da matéria orgânica pela agroecologia além de integrar rotas tecnológicas para alcançar as melhorias propostas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, 11, 12 e 13 da ONU. A fim de trazer conceitos e práticas de ecologia, produtividade e preservação ambiental esta pesquisa visa a realização de compostagem a partir de resíduos alimentícios produzidos no refeitório do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, bem como o aproveitamento do produto gerado em cultivos do referido Instituto.

Área de Conhecimento: Ecologia (Ciências Biológicas)