CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Evento marca lançamento dos cursos FIC da área de música

por Flávia Silva Evangelista publicado 15/05/2025 14h00, última modificação 15/05/2025 14h03
Inscrições para as turmas de 2025 estão abertas até o dia 16 de maio. São mais de 200 vagas e os cursos são certificados.
Evento marca lançamento de cursos FIC na área de música

Nesta semana o IFF Cabo Frio realizou o evento de lançamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Núcleo de Desenvolvimento Musical (NDM).  A performance musical apresentada no evento contou com alunos das turmas dos cursos de Prática de Conjunto, Harmonia e Arranjo, Regência e Violão Avançado realizados em 2024, além de componentes do Coral Municipal de Búzios e ex-alunos do curso FIC Produção Musical ofertado em anos anteriores.

O evento também contou com uma mesa de debates composta  pelo diretor-geral do Campus Cabo Frio, Thales Bittencourt; pelo coordenador de Pesquisa e Extensão, Marcos Vinícius Leal; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Música do IFF Campus Guarus, Adler Tatagiba; pela coordenadora de Políticas Culturais e Diversidade do IFF, Aline Porfilho; pela diretora de Políticas de Formação Integral, Josemara Henrique da Silva Pessanha; pelo diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Giovane do Nascimento e pelos professores do IFF Cabo Frio e integrantes do NDM, Gleris Domingues , Alberto Midon e Rômulo Gomes.

Para Rômulo Gomes o evento marcou uma nova fase dos trabalhos do NDM. O professor explica que o “Núcleo foi criado para gerenciar os cursos de qualificação na área de Produção Musical do IFF Cabo Frio e vem trilhando uma honrosa trajetória ao longo dos últimos anos, ao conquistar um precioso espaço dentro da instituição”. O professor ressalta ainda que “através dos resultados obtidos com os cursos realizados, o NDM comprova uma demanda latente de qualificação para os profissionais do espetáculo musical, demanda esta que resulta num conjunto de ações envolvendo a Direção Geral do Campus e a Reitoria, com o objetivo de criar cursos de nível técnico na área”, afirma.

Outro fato destacado pelo professor é o feedback dos alunos e ex-alunos. Ele cita o caso do ex-aluno do curso de Produção Musical ofertado em 2024, Rafael Rizzo. Rafael é professor da área de Meio Ambiente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e foi aprovado em um doutorado de Composição Musical em Portugal. O ex-aluno participou da apresentação musical do evento e nos honrou com seu depoimento.

Para aqueles que desejam aprender ou aperfeiçoar suas habilidades na área de música, estão abertas até amanhã (16/05), as inscrições para os cursos de  Canto Coral, Práticas de Sopro, Harmonia e Arranjo, Violão Iniciante  e Violão Profissional. São mais de 200 vagas para o cursos  que são gratuitos e com certificação.

Clique aqui para conferir o edital com todas as informações sobre a seleção.