CAMPUS CABO FRIO

Olimpíadas do Conhecimento

Aluno do curso técnico em eletromecânica participa da etapa nacional da WorldSkills

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 11/08/2016 16h34, última modificação 11/08/2016 16h37
Aluno do curso em eletromecânica participou da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento.
Brenon monta o equipamento durante a competição

O aluno Brenon Siqueira, do curso técnico em eletromecânica do Campus Cabo Frio, orientado pelo professor Marlon Mendes de Oliveira, ficou em oitavo lugar na etapa nacional da WorldSkills (Olimpíada do Conhecimento) na categoria Polimecânica e Automação. A prova aconteceu no final do mês de julho, na cidade de Curitiba, e teve como objetivo selecionar o representante do Brasil para o evento internacional, marcado para outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Os competidores participaram de uma prova que consistia em desenvolver todo o processo de fabricação de um equipamento automatizado, informado somente no momento da competição, com o objetivo de testar o conhecimento do aluno diante das práticas aplicadas durante o curso.

Para Brenon, a participação na competição foi uma experiência única. "O contato com máquinas de alto nível, aliado a ferramentas de alto desempenho, serviu para um grande aprendizado, principalmente como futuro profissional. Foi uma experiência única! Agradeço a todos os professores que contribuíram com o meu treinamento", comentou o aluno.

Já o professor Marlon de Oliveira avaliou o resultado como excelente, principalmente porque os Institutos Federais não têm tradição de participação no WorldSkills e disputam com estudantes do sistema S, mais experientes nesse tipo de competição. "Inclusive muitos alunos contam apenas com um professor para realizar treinamento com foco nessas olimpíadas, além de participar de seletivas estaduais até chegar à etapa nacional", ressaltou Marlon.

Com o resultado positivo, o intuito é aproveitar o conhecimento adquirido, formar uma equipe e realizar uma preparação mais sólida para a próxima competição, que ocorrerá em 2018.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Ao longo de 65 anos, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.