CAMPUS CABO FRIO

Alunos de Licenciatura fazem doação de sangue

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 03/12/2015 16h48, última modificação 03/12/2015 16h48
Os alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza doaram sangue no Hemolagos. O ato faz parte do trote solidário promovido pelos colegas veteranos do curso.

Os alunos veteranos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza promoveram, ontem, a segunda parte do "trote solidário". Um grupo de alunos foi ao Hemolagos - banco de sangue da região, fazer a doação voluntária. A ideia do trote foi do aluno do quarto período, Diogo Machado, que ficou satisfeito com a participação dos colegas. "Espero que isso se torne uma prática aqui no campus. Além de estimular a integração dos alunos, ainda praticamos o exercício da solidariedade", conclui.

A primeira parte do trote foi uma palestra com Maria Lúcia Mendes, do setor de captação do banco de sangue da região, o Hemolagos. O intuito da palestra foi esclarecer as dúvidas e ressaltar a importância da doação de sangue. Assim, a palestrante esclareceu sobre o perfil dos doadores: devem ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 kg, preencher de forma clara o questionário, e, é claro, não ter nenhuma doença que possa ser transmitida. "Isso é muito importante. Se a pessoa tem hepatite, por exemplo, e por algum motivo não for detectada, ela pode contaminar até quatro receptores daquela bolsa de sangue", esclareceu Maria Lúcia.

O intuito é que haja esclarescimento sobre a importância da doação e que, até o final deste semestre outros alunos e servidores se disponham a doar.

(Publicada originalmente em 25/06/2013)