CAMPUS CABO FRIO

Capacitação

Campus Cabo Frio sedia curso de capacitação em energia fotovoltaica para professores da Rede Federal

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 18/08/2017 15h58, última modificação 10/10/2023 12h23
Servidores da Rede Federal participaram de um curso sobre energia solar fotovoltaica no Campus Cabo Frio.
Servidores atuam na parte prática do curso

O Campus Cabo Frio sediou, durante toda a semana, um curso em energia solar fotovoltaica para 25 professores da rede federal. O curso de instalador solar fotovoltaico foi ministrado pelo professor Lucas Nascimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e faz parte de um convênio da SETEC/MEC com a empresa governamental alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ.

O objetivo do curso é capacitar servidores ligados ao eixo de controle e processos industriais para popularizar a utilização da energia solar por meio da tecnologia fotovoltaica e, difundir e ampliar o investimento em energias renováveis. Além disso, o curso visa formar multiplicadores nesta área, para propagação do conhecimento nos Institutos.

O curso foi ministrado no Campus Cabo Frio porque já tem desenvolvido ações e investido em estruturas que comportam o estudo e análise dessa tecnologia com a promoção de atividades e projetos voltados para o tema: palestras sobre o M.A. fotovoltaico (direcionada para diretores das escolas públicas), exposição do barco solar, apresentação de equipamentos automatizados e visita a mini usina fotovoltaica ( para comunidade interna e externa).

Quatro professores do IFFluminense estão participando do curso. O professor Rodrigo Fernandes, atualmente gerente de oportunidades de negócio do Polo de Inovação, ressalta que a próxima etapa é oferecer cursos para capacitar outros servidores, e assim ofertar cursos na área de energia solar fotovoltaica na Instituição, além de ampliar as pesquisas do Polo.

Para o diretor do campus, Victor Saraiva, essa iniciativa tem como objetivo fomentar projetos e qualificar profissionais para implementar a tecnologia fotovoltaica e ampliar a discussão sobre o uso racional dos recursos naturais na Região dos Lagos.

O representante da empresa GIZ, Jörgdieter Anhalt, diz que o curso faz parte de um convênio entre os Governos alemão e brasileiro na área de energia renovável. É composto de três módulos que compreendem desde a capacitação básica – instalador/montador – até o projetista de sistemas, com capacidade de desenvolver todo um projeto. “A empresa realiza os treinamentos, organiza material didático e contrata os professores e o Governo brasileiro oferece a infraestrutura para a manutenção do curso.”, explica Anhalt.

O planejamento para o campus é, em breve, organizar cursos para os servidores interessados e assim oferecer cursos de formação inicial e continuada.