CAMPUS CABO FRIO

Alunos participam do "grande desafio"

por admin publicado 05/12/2014 15h15, última modificação 15/12/2017 11h04
Alunos do primeiro período dos cursos técnicos em Petróleo e Gás e Hospedagem competiram no debate o "grande desafio".

Os professores Bruno Aragão, de Língua Portuguesa, e Henrique Selani, de Física, desenvolveram uma metodologia intitulada “Atividade Integradora” para criar uma interdisciplinaridade entre conteúdos, inicialmente, tão díspares. O projeto “Ética da Ciência em Debate” foi realizado com as turmas do primeiro período dos cursos de Petróleo e Gás e Hospedagem e culminou em grandes debates sobre temas atuais que mobilizaram não só os alunos, mas toda a comunidade acadêmica.

A disciplina de Língua Portuguesa trabalhou Estratégias Argumentativas e Retórica com os alunos, e a de física desenvolveu a temática Ética na Ciência e na Tecnologia. Foram utilizadas como ferramentas didáticas a discussão de textos, dinâmicas e apresentação de filmes. Durante todo o segundo bimestre, os professores ministraram as aulas em conjunto e, ao invés de apenas expor o conteúdo, incentivaram os alunos a participarem efetivamente das discussões sobre o tema Ética na Ciência. Nas aulas de Linguagem, dinâmicas foram realizadas para que todos saíssem da passividade e participassem do debate.

Inspirado no filme “O Grande Desafio”, ao final do segundo bimestre, para avaliar os alunos, os professores promoveram uma atividade chamada “debate solo”, na qual cada aluno debateu o tema com os professores. No terceiro bimestre, a atividade integradora organizou um torneio de debates entre as turmas dos cursos, que formaram suas equipes. Assim, diante de um público com direito a torcida organizada, jurados e apresentador, as equipes  se confrontaram abordando temas como: políticas públicas de segurança, redução da maioridade penal, porte de arma civil e, inclusive os mais polêmicos, como aborto e eutanásia, todos escolhidos pelos próprios alunos.

Os debates foram estruturados em forma de torneio e contou com duas semifinais, culminando na grande final, que premiou os alunos com troféus. Os idealizadores da atividade, os professores Bruno Aragão e Henrique Selani, ressaltam que cada aluno participante ampliou o entendimento sobre os temas e também, sobre o poder de argumentação. “A atividade também abriu a porta da percepção por parte dos alunos de que Física e Português, disciplinas que, no ensino tradicional, seguem afastadas, podem se unir para a realização de um objetivo comum”, diz Henrique.

O intuito é que o projeto seja realizado uma vez por ano para que os alunos possam sempre participar de “o grande desafio”.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 05/12/2014)