CAMPUS CABO FRIO

Pesquisas premiadas na FECTI

por admin publicado 24/11/2014 16h50, última modificação 15/12/2017 11h03
Alunos do curso técnico em petróleo e gás foram premiados na VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – FECTI. Confira os detalhes aqui.

Os alunos do curso técnico em petróleo e gás do campus Cabo Frio foram premiados pelos trabalhos científicos apresentados na VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – FECTI, que aconteceu no início deste mês, no município do Rio de Janeiro. Dos quatro trabalhos inscritos, três foram premiados.

Os trabalhos vencedores em 1º e 2º lugar, respectivamente, foram:"Obtenção do etanol através de cascas de banana", orientado pela Prof. Drª em Química, Jaqueline Borges, e "Efeitos tóxicos de derivados de petróleo no crescimento vegetal da restinga", orientado pelo Prof. Dr. em Ciências, Victor Saraiva. O primeiro projeto, da categoria Ciências Exatas e da Terra,  tem como objetivo obter uma nova fonte de energia biosustentável, utilizando cascas de banana, ricas em carboidratos e  pobres em fibras, que favorece a produção de etanol.  Já o outro projeto, da categoria Ciências Biológicas e da Saúde, teve como proposição verificar as propriedades naturais de micro-organismos associados a vegetais da restinga de Massambaba, na proteção do ambiente em casos de contaminação por hidrocarbonetos do petróleo.

Os alunos Augusto César da Silveira Azevedo, Thiago de Oliveira Valente, Camilla Martins dos Santos Maia e Jessica da Rocha Silva Andrade são bolsistas de iniciação científica júnior e da bolsa Petrobrás, ambas com o objetivo de incentivar a pesquisa em alunos desse nível escolar.

A Instituição foi representada, também, pelos trabalhos: Estudo e desenvolvimento de Fluídos de perfuração a base água, com os alunos bolsistas Luankeen Araújo de Matos e Renan dos Santos Sant'Anna, orientados pelo professor de química Wagner Terra; e Inibidor de Corrosão à base de cigarros, com as alunas Gabriela Barreto Correa e Isabela Barreto Correa, também orientadas pela professora Jaqueline Borges, que obteve premiação pela Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência – ABRITEC, organização não governamental que tem o intuito de difundir a Ciência e Tecnologia no Brasil.

Segundo os professores-orientadores, o desenvolvimento do trabalho científico em conjunto com os alunos evidencia a relevância da alfabetização científica no processo de formação dos alunos de ensino médio/técnico. “Essa formação é fundamental porque insere no cotidiano do aluno o pensamento crítico e inovador tão necessário à construção de uma educação de qualidade”, ressalta Victor Saraiva.

A FECTI é realizada pela Fundação Centro de Ciência e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ - e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. É a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, aberta à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes de ensino público e privado, para a apresentação do resultado obtido nos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.

Veja a ficha completa dos trabalhos:

OBTENÇÃO DO ETANOL ATRAVÉS DE CASCAS DE BANANAS:

Alunos: Augusto César da Silveira Azevedo e Thiago de Oliveira Valente;

Orientadora: Jaqueline Borges de Matos;

Coorientadora: Andreza Regina Cortez Ferreira.

EFEITOS TÓXICOS DE DERIVADOS DO PETRÓLEO NO CRESCIMENTO VEGETAL DA RESTINGA:
Alunos: Camilla Martins dos Santos Maia, Jessica da Rocha Silva Andrade;
Orientador: Victor Barbosa Saraiva;
Coorientador: Ocimar Ferreira Andrade;

INIBIDOR DE CORROSÃO À BASE DE CIGARROS:

Alunos: Gabriela Barreto Correa e Isabela Barreto Correa;

Orientador: Jaqueline Borges de Matos.

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO A BASE ÁGUA:

Alunos: Luankeen Araújo de Matos e Renan dos Santos Sant'Anna;

Orientador: Wagner da Silva Terra.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 24/11/2014)