CAMPUS CABO FRIO

Equipe Solaris participa do Desafio Solar Brasil 2024

por Comunicação Campus Cabo Frio publicado 26/07/2024 18h39, última modificação 26/07/2024 19h17
Competição de barcos movidos a energia solar acontece no município de Armação dos Búzios-RJ e termina neste domingo.
Equipe Solaris participa do Desafio Solar Brasil 2024

Hefesto no DSB 2024

A Solaris, equipe multicampi do Instituto Federal Fluminense, formada por servidores e estudantes dos campi Cabo Frio, São João da Barra e Polo de Inovação está participando do Desafio Solar Brasil (DSB) etapa Búzios 2024. A competição de barcos movidos à energia solar começou no dia 22 de julho e termina no dia 28, data da premiação.

O DSB é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de tecnologias e aplicações das fontes  alternativas de energia em embarcações. O evento está em sua 19° edição e, por meio da sua programação, busca popularizar a cultura e o esporte marítimo, estimular o ensino de qualidade em ciências, outras tecnologias e meio ambiente, além de promover o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de ciências e tecnologias.

A Solaris faz parte das atividades de projetos de ensino interdisciplinares das unidades integrantes. Os participantes desenvolvem competências técnicas e interpessoais, trabalho em equipe, criatividade e responsabilidade. A equipe é dividida em setores, sendo eles: Mecânica, Naval, Elétrica, Gestão e Marketing.

Com um histórico de participações exitosas no DSB, a expectativa da Solaris para o pódio nesta edição é grande. Ana Clara Belota Barreto, componente da equipe, explica que um dos motivos para acreditarem em uma vitória é a construção de mais um barco para a competição, o Hefesto. Na mitologia grega Hefesto significa deus da tecnologia, do fogo e da metalurgia. O novo barco, modelo monocasco, tem dois flutuadores e seu casco foi feito a partir da hibridização de fibras sintéticas - de vidro e de carbono - que resultam em melhor propriedade mecânica.

A esperança de medalhas é grande até para os mais experientes, Helmuth Becker, ex capitão e agora piloto, conta que participa do projeto desde 2016, “no início era tudo mais simples, não tinha toda essa infraestrutura nem todo esse apoio, mas conforme o tempo foi passando fomos adquirindo mais experiência e conseguimos ir cada vez melhor nas pontuações e seguindo melhorando o projeto. Em 2022 conseguimos nos consagrar campeões, por temos um projeto muito eficiente. Hoje conseguimos recursos para comprar equipamentos top de linha e temos dois barcos totalmente funcionais e competitivos”, conta Helmuth Becker.

registrado em: