CAMPUS CABO FRIO

Esclarecimento - Instabilidade no fornecimento de energia no Campus

por Comunicação IFF Cabo Frio publicado 16/09/2024 17h40, última modificação 16/09/2024 19h13
A interrupção de energia afetou drasticamente as cerimônias de formatura.
Esclarecimento - Instabilidade no fornecimento de energia no Campus

Nos últimos dias 11, 12 e 13 de setembro o IFF Cabo Frio e todo o bairro da Baía Formosa, no limite entre Cabo Frio e Búzios, sofreram diversas quedas de energia elétrica, culminando com a interrupção total do fornecimento no dia 13, última sexta-feira, das 15h às 21h. A instituição sofre há anos com constantes picos de energia e quedas de luz, ocasionados por problemas no fornecimento externo de responsabilidade da concessionária de energia elétrica.

Neste último dia 13, acontecia no IFF Cabo Frio o evento de formatura dos estudantes dos cursos de Graduação, onde 54 estudantes recebiam diplomas como engenheiros mecânicos, biólogos, químicos, gastrônomos e tecnólogos em Hotelaria. A interrupção de energia afetou drasticamente a cerimônia, fazendo com que o evento fosse conduzido sem sistema de som, sem condicionamento de ar, e sob a iluminação das lanternas dos celulares dos convidados.

Quando a energia foi restabelecida, constatou-se que um transformador interno foi avariado, o que fará com que grande parte da instituição fique sem luz até o reparo ou substituição do equipamento, intervenção considerada de alta complexidade. A situação trará graves prejuízos acadêmicos, administrativos e financeiros para a instituição, uma vez que todo o campus está sem conexão de internet, diversas salas de aula e setores administrativos estão inoperantes e o reparo da rede interna poderá custar ao erário público mais de 100 mil reais, de acordo com as primeiras estimativas.

A situação de instabilidade no fornecimento de energia não é um fato isolado e tem sido uma constante nos últimos anos, causando diversos prejuízos à comunidade acadêmica. Somente este ano, as aulas já foram suspensas em cinco ocasiões diferentes por conta de falta de luz, sendo a última neste sábado, dia 14, que seria sábado letivo no IFF Cabo Frio. O calendário acadêmico fica gravemente prejudicado por conta dessa situação recorrente.

Com isso, o IFF Cabo Frio vem manifestar o apelo ao poder público municipal e à empresa responsável para que o fornecimento de energia elétrica seja normalizado e estabilizado, evitando que a instituição sofra mais prejuízos no futuro, como esse episódio vivido na formatura. Um momento que deveria ser apenas de alegria e realização para os estudantes que passaram anos se dedicando à formação pública e de qualidade oferecida pelo IFF Cabo Frio e que se torna também, um momento de frustração para todos os formandos, servidores e convidados.

Direção Geral - IFF Cabo Frio