CAMPUS CABO FRIO

Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica realizada no Campus Cabo Frio

por admin publicado 17/08/2023 17h46, última modificação 26/10/2023 09h36
Aconteceu, no último sábado (12/8), uma das etapas regionais da OBR com a participação dos estudantes do Instituto e de outras escolas da Região.
Obr

Essa foi a primeira vez que o Campus Cabo Frio sediou a etapa regional da OBR  que teve 76 equipes e cerca de 300 participantes, entre elas a dos campiCabo Frio, São João da Barra, Centro, Itaperuna, Bom Jesus,  Guarus e Macaé. A equipe ROBOIFF, do Campus Cabo Frio, composta pelos estudantes: Letícia Gonzaga, Nathan Eckhardt, Pedro Henry, Samuel Marques e Anna Luisa Manhães, do curso de química, foi a campeã do evento, mas equipes de quatro campi do IFF  - São João da Barra, Centro, Itaperuna e Macaé - também foram classificadas para a etapa estadual.

A equipe ROBOIFF foi coordenada pelo professor Thales Bittencourt que os acompanhou durante as provas e explicou que durante a preparação para olimpíada são desenvolvidos não só a programação e a mecânica do robô, mas também a liderança, a capacidade de resolver desafios e o trabalho em equipe. Segundo o professor "a OBR é um evento que tem o potencial de transformar a vida de nossos estudantes e abrir um leque de oportunidades sendo um evento importantíssimo para a educação dos estudantes na área de tecnologia e para descoberta de jovens talentos.

O professor Robson Santos, coordenador do laboratório IFFmaker do Campus Cabo Frio, foi o responsável por organizar essa etapa regional e destaca que: "A nossa equipe teve a oportunidade de interagir com alunos de várias escolas e aprenderam muito com outras equipes mais experientes. A OBR foi o maior sucesso em sua primeira versão no campus e parabenizamos a todos os participantes."

A etapa estadual será no Rio de Janeiro, dia 2 de Setembro, e vale vaga para a etapa nacional da Olimpíada.

Confira as atividades do evento nas redes socias: @iffcampuscabofrio

A Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica. As atividades acontecem por meio de competições práticas, com robôs, e provas teóricas aplicadas em todo o Brasil. A Olimpíada ocorre desde 2007 e atualmente é considerado um dos maiores eventos de robótica da América Latina. É apoiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.