CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Evento

Lançamento de documentário marca o Dia Internacional contra a LGBTFOBIA no campus

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 27/05/2022 17h05, última modificação 27/05/2022 17h05
Colaboradores: Flávia Evangelista
O Núcleo de Estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (NUGEDIS), do Campus Cabo Frio promoveu o lançamento do curta metragem "Point 44, um arco-íris multicor."
O diretor Márcio Paixão (ao centro) e os personagens do curta

  Em comemoração ao Dia Internacional Contra a LGBTfobia - dia 17 de maio - o IFFluminense promoveu diversos eventos com objetivo de conscientizar, informar e construir um diálogo sob a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades e da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos.

  Assim, na última quarta-feira, o NUGEDIS promoveu, para servidores e alunos, o lançamento do curta “Sou Point 44 -  amor, um arco-íris multicor”, um documentário dirigido pelo sociólogo Marcos Paixão que conta a história do bar “Point 44” e de seu fundador, David dos Santos Araújo, que também criou a primeira escola de samba LGBTQIA+ da cidade de Cabo Frio.

 Segundo Marcos, essa foi a forma que ele encontrou de criar uma obra artística e um documento histórico que desse visibilidade as pessoas que contribuíram para o movimento LGBTQIA+ da cidade. "O “Point 44” foi um espaço de pioneirismo, lutas, resistência, afeto e acolhimento para população LGBTQIA+ de Cabo Frio.", ressalta Marcos. 

 Além do diretor, estiveram presentes no lançamento, Peteca, Raquel Glamourosa, Nilma de Oliveira , João Felix e Leonardo da Costa – personagens do curta. 

  De acordo com Mauro Simões, professor do campus e coordenador do NUGEDIS do Campus Cabo Frio, a exibição do filme para discentes, servidores  e comunidade externa representou um grande momento, pois se percebeu a função social necessária da Instituição para defender e propagar a luta contra todo tipo de preconceito e opressão de identidade de gênero e orientação sexual. "A história contada pelo filme e por sua equipe se confunde com a história mais genuína da Região dos Lagos. Foi uma verdadeira aula viva para todos os presentes”., resume Mauro. 

  Os Núcleos de Gênero, Diversidade e Sexualidade do IFF  tratam da sexualidade e da diversidade cultural e religiosa, com o intuito do projeto de incentivar a tolerância e o respeito às diferenças, tentando diminuir o preconceito que as minorias ainda sofrem nos dias de hoje.