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Orientações para participação na Formatura 2025

por Flávia Silva Evangelista publicado 06/12/2024 15h21, última modificação 06/12/2024 15h21
Estudantes do IFF Cabo Frio que irão concluir seus cursos em 2024.2 já podem requerer participação na Sessão Solene
Orientações para participação Formatura 2025

O IFF Cabo Frio irá realizar nos dias 12,13 e 14 de março de 2025 as cerimônias de formatura dos cursos técnicos integrados, técnicos concomitantes e superiores. As solenidades serão realizadas no Anfiteatro prof. Carlos Fabiano, sempre às 18h30.

A formatura está sendo realizada pela Coordenação de Comunicação e Eventos do Campus com o apoio das Direções Geral, de Ensino e de Administração, das coordenações de curso, da coordenação de Registro Acadêmico e das comissões compostas pelos representantes de cada curso.

Informações importantes

1) Quem pode participar da Sessão Solene de Formatura?

Estudantes aptos: aqueles que concluíram com sucesso todos os componentes curriculares do curso; estão com a documentação em dia no Registro Acadêmico, não possuem pendencias na biblioteca com bolsas de pesquisa, de extensão etc. Neste caso, a participação na solenidade possui efeito de colação de grau e dá direito à assinatura na Ata de Colação de Grau e recebimento do Diploma.

Estudantes não aptos: aqueles que possuem alguma pendência nos componentes curriculares, com a documentação, com a biblioteca ou com bolsas. Neste caso, a participação na solenidade é simbólica não dá direito à assinatura na Ata de Colação de Grau e ao recebimento do diploma.

 

2) Como participar da Sessão Solene de Formatura?

Para participar da cerimônia é necessário preencher o "Requerimento de Solicitação de Participação na Sessão Solene de Formatura" disponível neste link

 

3) O estudante pode escolher não participar da Sessão Solene de Formatura?

A participação na Sessão Solene é obrigatória para todos os estudantes que estão aptos e desejam colar o grau, ou seja, que desejam deixar de ser estudante e tornar-se técnico, tecnólogo, bacharel, licenciado, tendo acesso ao diploma. A colação de grau é concretizada com a assinatura da Ata de Colação de Grau. Confira o  Ofício que regulamenta as Colações de Grau.

 Existem duas formas de Colação de Grau:

 Sessão Solene: Realizada no Anfiteatro, com acesso de convidados, com cerimonial e atos protocolares. A participação dos estudantes aptos é obrigatória.

Sessão em Gabinete (postergada ou antecipada): realizada em gabinete, sem acesso à convidados. Este tipo de colação é grau são apenas para casos devidamente justificados, como por exemplo:

I – Colação de grau antecipada - concedida nos seguintes casos:
- Servidores públicos transferidos ex-offício;
- Esposas e filhos de militares transferidos ex-offício;
- Transferência: Para pós-graduação; Para posse em cargo público e/ou privado em outro estado;
- Por mudança da família para outro estado;
- Outras justificativas plausíveis a serem analisadas pela instituição.
II – Colação de grau postergada - concedida nos casos de:
- Doença impeditiva de comparecimento (atestada por médico) do formando;
- Ter sido vítima de ação provocada por terceiros devidamente comprovada;
- Convocação para depoimento judicial ou policial no mesmo horário da colação de grau;
- Luto por parentes em linha reta (pais, avós, filhos e netos), colaterais (irmãos e tios), cônjuges ou
companheiros, comprovado por meio de certidão de óbito;
- Outras justificativas plausíveis a serem analisadas pela instituição.
4) Como é realizada a sessão solene?

A cerimônia é realizada no anfiteatro do campus e sua organização é baseada no Guia de Cerimonial, Protocolo e Eventos da Rede Federal de Educação. Ela consta das seguintes etapas: Aberturada solenidade; Composição da mesa de honra; Entrada dos formandos por turma; Execução do Hino Nacional; Abertura oficial pelo(a) Reitor(a) ou seu representante legal; Juramento; Entrega de diplomas; Outorga do grau e discurso do Reitor ou seu representante legal; Discurso do(a) orador(a); Homenagens /discursos; Discurso do(a) Diretor(a) de campus e encerramento da cerimônia.

 

5) Qual a data da Sessão Solene de Formatura do meu curso?

12/03/25 - Cursos técnicos integrados
13/03/25 - Cursos técnicos concomitantes
14/03/25 - Cursos superiores
6) Como são realizadas as homenagens?

As homenagens são destinadas aos servidores do IFF Cabo Frio e cada curso deve indicar um nome para cada categoria: docente, técnico administrativo, colaborador terceirizado e um paraninfo. A relação de servidores do IFF será divulgada em breve

 

7) Que horas eu devo chegar na cerimônia?

Todos os formandos deverão comparecer no Anfiteatro do bloco J, às 17h30. A primeira chamada para a organização da fila de entrada será às 18h e a segunda e última, às 18h15. A chegada após este horário impossibilita a participação do formando.

 

8) Quantos convidados cada formando tem direito?

Devido a capacidade do auditório, cada formando tem direito a 5 convidados. Necessidades específicas de convidados devem ser comunicadas a Coordenação de Comunicação e Eventos com antecedência pelo e-mail ascom.cabofrio@iff.edu.br. Convites digitais serão divulgados em breve.

 

9) Como será a assinatura da Ata de Colação de Grau?

A participação na cerimônia não garante a colação de grau do estudante. O que de fato, formaliza a formatura é a assinatura da Ata de Colação de Grau. O documento é elaborado pelo Registro Acadêmico do campus e disponibilizado para assinatura após a cerimônia de formatura, via SUAP. Assim, o formando precisa estar atento para realizar a assinatura dentro do prazo.

 

10) O que o formando precisa saber para participar da cerimônia?

Além das informações acima é imprescindível que o formando leia atentamente o documento “Orientações para participação na Formatura” e siga as orientações da Comissão de Formatura.

 

11) O que a Comissão de Formatura dos cursos precisa fazer?

A Comissão representa as decisões da turma nas reuniões deliberativas e consultivas de organização da cerimônia, por isso, devem sempre consultar seus colegas antes de tomarem decisões que afetem o coletivo. Os representantes de cada turma devem preencher dois formulários:

Cadastro Comissão de Formatura: informando os dados e contatos dos representantes;

Informações da turma: com as informações de homenageados, músicas, fotos etc.