CAMPUS CABO FRIO

Pesquisa, Extensão e Inovação

Pesquisadores do IFF implementam observatório socioeconômico

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 17/11/2020 17h26, última modificação 18/11/2020 14h19
O Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo - OBPETRO lança site com pesquisas e publicações que analisam o setor produtivo do interior do Estado.
Os interessados podem acessar as informações no site: obpetro.com.br

Lançado em 2020, o OBPETRO é um projeto de pesquisa interinstitucional que tem a finalidade de coletar, analisar e disponibilizar dados, informações e publicações que possam dar suporte à tomada de decisões de agentes públicos e privados, contribuindo com a concepção de políticas e estratégias municipais e estaduais que melhorem a qualidade de vida da população.

Participam do projeto os professores Romeu e Silva Neto, Robson Santos Dias, Hélio Gomes Filho, Henrique da Hora e Oséias Teixeira da Silva, do IFF; o professor William Souza Passos, professor da Prefeitura de Quissamã; as professoras Ana Paula Serpa e Ludmila Gonçalves da Mata, da UCAM-Campos; a professora Marta Lúcia Ferreira e o professor Heitor Soares Mendes, do CEFET-RJ; o professor Leandro Bruno Santos, da UFF Campos.

Inspirado no Observatório Socioeconômico do Norte Fluminense, extinto em 2008, os professores entenderam a importância de dar uma continuidade ao trabalho exitoso já desenvolvido, e redefiniram a proposta do antigo Observatório, ampliando seu objetivo com estudos sobre os chamados municípios das Zonas de Produção Principal, Secundária e Limítrofe de petróleo e gás natural do Estado do Rio de Janeiro, que estão situados na região litorânea que se estende de Paraty a São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado.

Segundo o professor Robson, a estruturação do projeto começou a ser desenvolvido no ano passado, a partir da contribuição dos pesquisadores que se propuseram a contribuir com o observatório. "Dessa forma, pudemos incorporar pesquisas e expertise de áreas diversas, agregando informações socioeconômicas e reunindo produções científicas. O OBPETRO também reúne e disponibiliza publicações de interesse sobre a região, de modo a ajudar na divulgação de informações que auxiliem na compreensão das problemáticas regionais e, quem sabe, na decisão de políticas públicas”, ressalta o professor.

O projeto está em fase inicial, mas já tem apresentado resultados com a coleta de dados socioeconômicos e análise por meio de notas e boletins técnicos. Estão ainda sendo estruturadas as linhas de pesquisa que permitirão estudos mais aprofundados no futuro.

AMPLIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Para a divulgação das informações, o projeto lançou um site: https://obpetro.com.br, disponibilizando publicações, pesquisas e boletins técnicos, divulgados também em redes sociais (https://www.facebook.com/obpetro/), como forma de permitir uma maior difusão de informações, focando em uma divulgação mais pontual e simplificada para contribuir de forma mais assertiva no debate público sobre as problemáticas regionais. Ambas as mídias são independentes com o objetivo de garantir a autonomia do OBPETRO, para ampliar o diálogo com a sociedade e o poder público.

APOIO INSTITUCIONAL

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE - IFF