CAMPUS CABO FRIO

Professores de língua inglesa participam da SIABRALITEC

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 25/04/2018 19h40, última modificação 25/04/2018 19h40
O seminário internacional teve como tema o fazer docente na rede federal de ensino: perspectivas, desafios e possibilidades no ensino de língua inglesa.
siabralitec1.jpg

O IFFluminense contou com a participação de professores de vários campi no I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal - SIABRALITEC, realizado no IFSul, onde a temática discutida abordou os desafios e possibilidades do ensino da língua inglesa no âmbito dos Institutos Federais.

Os professores representantes do Campus Cabo Frio foram: Jaqueline Kropf que apresentou o trabalho Trazendo a realidade para a sala de aula: o estudo dos requisitos linguísticos em inglês na hotelaria, onde investiga e identifica as necessidades de uso da língua inglesa por recepcionistas no ramo de hotelaria e, Carlos Fabiano de Souza com o tema: Política Linguística para a internacionalização dos Institutos Federais: contradições e desafios, o qual se propõe a nortear práticas de implementação de ações de cooperação internacional no âmbito da Rede Federal, informando atitudes para apresentação de um planejamento linguístico.

Segundo Jaqueline, além de contribuir com a divulgação científica, a participação em seminários ajuda na atualização e na disseminação de novos conhecimentos e metodologias para o ensino/aprendizado da língua inglesa. "Essas ações retornam na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para as políticas de internacionalização. A troca de experiências com colegas de outros IF´s também é uma oportunidade ímpar para aprimorarmos nossas práticas docentes." ressalta a professora.

A Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa tem entre seus objetivos estabelecer discussões pertinentes ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa na rede federal de ensino básico, técnico e tecnológico;  Fortalecer a área de ensino e aprendizagem de língua inglesa e literaturas correspondentes, levando em consideração as suas necessidades tanto no âmbito local quanto no nacional; e incentivar pesquisas nas mais diversas áreas dos estudos linguísticos e literários.