CAMPUS CABO FRIO

Programa de extensão oferece cursos para comunidades quilombolas

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 15/06/2022 17h29, última modificação 15/06/2022 17h29
O Campus Cabo Frio irá ofertar diversos cursos livres direcionados às comunidades quilombolas da Região dos Lagos.
Projeto visa colaborar na preservação da cultura quilombola.

Dança de jongo.

O Programa de Extensão intitulado Comunidades Remanescentes de Quilombos da Região dos Lagos: Terra, Renda, Cultura e Educação tem como objetivo colaborar com a melhoria da qualidade de vida, valorização da cultura  e com sustentabilidade social e econômica dos membros das Comunidades Quilombolas da Região dos Lagos, para a promoção de projetos de extensão orientados à formação profissional que fortaleça os laços do trabalho e o uso comum da terra.

Os projetos serão executados pelos servidores do Campus Cabo Frio e docentes da Escola Municipal Nilo Batista e do ITERJ, e são constituídos por diversas ações: desde cursos de formação profissional até parcerias para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade econômica, social e ambiental.  Os cursos serão ministrados no campus e em locais externos, de acordo com a comunidade a ser alcançada.

Os cursos livres de extensão programados para o segundo semestre são: Noções Básicas de Compostagem, Manipulação de Alimentos e Processamento de Aroeira, Gestão de Negócios e Artesanato com Fios Vegetais. O primeiro curso começa a ser ministrado no mês de junho.

O programa de extensão é resultado de uma cooperação técnica entre o Campus Cabo Frio, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ e a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Cabo Frio), além de lideranças das comunidades quilombolas da Região dos Lagos, com a colaboração da Coordenação de Formação Integral, Inclusão e Diversidade e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus.