CAMPUS CABO FRIO

Gastronomia

Projeto do curso técnico em cozinha integra alunos e produtores rurais ao mercado gastronômico

por Comunicação Social campus Cabo Frio publicado 16/11/2017 18h22, última modificação 17/11/2017 11h04
O projeto de extensão terra mar & mesa pretende aproximar os produtores rurais do mercado gastronômico.
aulagustavo2.jpg

O coordenador do curso técnico em cozinha e professor de gastronomia, Gustavo Guterman, apresentou, no último final de semana, uma aula de campo sobre seu projeto de mapeamento de pequenos agricultores locais, na Feira Livre Periurbana, no município de Armação dos Búzios.

Junto com os alunos do curso, o professor realizou uma palestra e ensinou aos alunos a escolher ingredientes adequados para preparação dos pratos, além de apresentá-los à cadeia produtiva de alimentos da localidade, um dos objetivos do projeto.

O intuito do projeto - intitulado Terra Mar & Mesa -  é mapear os produtores rurais da região e fomentar o escoamento de sua produção através de uma pesquisa sobre os documentos necessários para o comércio de seus produtos, que viabilizará a aquisição dos insumos para aulas práticas dos cursos da área de gastronomia do campus.

O objetivo da visita à feira livre faz parte do aprendizado do aluno e sua percepção sobre o ofício de ser cozinheiro, pois a preparação do alimento começa na escolha do mesmo. É necessário entender sobre a origem, a cadeia produtiva do processo e perceber o viés cultural, econômico e social que integra esse procedimento.

Segundo Guterman, essa atividade é importante para a escolha dos ingredientes que serão utilizados, pois a gastronomia possui um papel fundamental na economia e na sociedade. “Se apropriar desta responsabilidade é honrar a profissão. Criar laços afetivos e econômicos entre o artesão da terra e o artesão do prato.”, ressalta Gustavo.

A Feira Periurbana de Búzios é tradicional naquele município e reúne pequenos produtores locais que se dedicam à produção de hortaliças, legumes, frutas, ovos,  geleias, doces, pães e bolos caseiros, além de defumados, peixes e frutos do mar processados. Por ser produção familiar é desprovida do uso de agrotóxicos, o que vem se tornando um atrativo a mais para os consumidores de Búzios.