CAMPUS CAMPOS CENTRO

CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPOS CENTRO

Cursos de Bacharelado

Os cursos de bacharelado são destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio e têm duração mínima de quatro anos. Esses cursos conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.

Arquitetura2.jpg

As funções básicas do Arquiteto Urbanista consistem em projetar edificações, planejar setores urbanos e regionais, organizar espaços para atender a funções específicas, controlar o andamento de projetos complementares à arquitetura e ao urbanismo. Sob o ponto de vista legal, compete ao Arquiteto Urbanista o exercício de todas as atividades referentes a projetos e acompanhamento de obras de edificações, conjuntos arquitetônicos entre outras.

Engenharia-da-Automacao2.jpg

O curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial baseia-se numa formação multidisciplinar do aluno, possibilitando atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. O curso também se caracteriza por prover sólida formação em ciências básicas e de engenharia, pois, não obstante a rapidez com que se processa a evolução tecnológica, as tecnologias sempre se fundamentam nos princípios científicos básicos.

Engenharia-Computacao2.jpg

O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar engenheiros capazes de atuar em indústrias, projetos de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. O engenheiro trabalhará na produção de novos equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores e também no desenvolvimento de produtos para telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia.

Engenharia-Eletrica2.jpg

O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação ampla, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantêm instalações elétricas e diversos sistemas elétricos.

Sistesmas-de-Informacao2.jpg

O Bacharel em Sistemas de Informação poderá assumir as funções de Analista de Sistemas; Projetista de Sistemas; Programador; Gerente de Projetos de Sistemas de Informação; Gerente de Tecnologia da Informação; Consultor em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Avaliar e selecionar metodologias, ferramentas e tecnologias presentes no estado da arte na área; Ser gerente de seu próprio negócio.

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico é um profissional com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, presente nos mais diversos ramos da indústria. Desenvolve atividades de concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos em geral como também inspeção e gestão de equipamentos e processos industriais. Seu perfil lhe dá uma visão humanista, é proativo, cooperativo, ético e flexível. 

Arte para página inicial dos cursos

O Curso Superior de Bacharelado em Design Gráfico, tem como objetivo geral a formação de profissionais capacitados para resoluções de problemas, no que tange a área de Design, buscando com isso, intervir na sociedade e no mercado com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo. Tendo como base a interdisciplinaridade, as relações entre o ensino, à pesquisa e a extensão, o curso também prioriza a adequação de suas características às realidades locais e regionais e a prospecção de novas práticas na área do curso.

Cursos de Licenciatura

Os cursos de licenciatura têm duração mínima de três anos e meio e tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.

Ciencias2.jpg

A estrutura do curso fundamenta-se no diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docentes na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, pauta-se na compreensão do processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. A opção pela área específica das graduações possíveis (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química) é efetivada pelo cursista a partir do 4º. Período. O curso forma Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Biologia ou Física ou Química nos cursos de Nível Médio.

EducFisica2.jpg

A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade, tendo como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões, através da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Na perspectiva deste espaço da criação, o curso conta com: Complexo Esportivo que inclui quadras polivalentes, Ginásio de Esportes e piscina semiolímpica. Este complexo abriga uma sala de coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, uma sala de professores, uma sala de fisioterapia, vestiários completos masculino e feminino entre outros. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Geografia2.jpg

A proposta da estrutura do curso de Licenciatura em Geografia se faz a partir do entendimento das competências e habilidades necessárias ao professor de Educação Básica (especialmente dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no estudo da Geografia, daí terem as disciplinas, em todos os momentos (sala de aula, laboratórios ou atividades de campo), a preocupação com esta instrumentalização. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Letras2.jpg

O curso visa à inserção do egresso no mundo do trabalho como profissional que, por apresentar múltiplas competências e habilidades, a partir do domínio e da reflexão crítica sobre os componentes curriculares do Curso, possa atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão da Educação Básica e/ou Profissional, bem como nos estudos literários e na produção textual. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos Cursos de Nível Médio.

Matematica2.jpg

A estrutura do curso se faz a partir da compreensão do currículo como um Espaço da Criação, “uma atmosfera escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo” e participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática. Na perspectiva deste espaço da criação, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) o professor em formação desenvolve atividades que o encaminham a vivenciar situações de sala de aula que possibilitarão a ênfase no trabalho de investigação de materiais instrucionais, concorrendo significativamente para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Teatro2.jpg

Na perspectiva de favorecer a formação de um professor de teatro, pautado nos saberes - finalidades, noções, conceitos - e no saber-fazer teatro - métodos, técnicas e procedimentos, os componentes curriculares são centrados no artístico-estético-pedagógico, ou seja, na formação de um professor capaz de possibilitar tanto uma aula sobre teatro quanto uma aula em teatro. As abordagens metodológicas são realizadas a partir dos jogos de improvisação, e a Pedagogia do Teatro/Teatro-Educação tende a investigar a complexidade da sua prática pedagógica no que tange a condições do processo do fazer teatral. As atividades teórico-práticas se desenvolvem em componentes curriculares denominados por Oficinas e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Teatro (LEAT), espaços concretos para a interdisciplinaridade e os cruzamentos epistemológicos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.

Cursos de Tecnologia

Os cursos superiores de tecnologia são oferecidos para quem já concluiu o Ensino Médio. São graduações em que os egressos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Essa modalidade tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, os cursos têm uma carga horária menor em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, tendo a duração média de três anos.

analiseedesenvolvimento.jpg

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas permite ao egresso assumir funções como Analista de Sistemas, Projetista de Sistemas, Programador e Gerente de seu próprio negócio. O perfil profissional contempla, entre outras, habilidade para Implantar e manter sistemas computacionais de informação, adaptando-os a novas realidades.

Design2.jpg

O tecnólogo em Design Gráfico mobiliza competências das artes, comunicação e design. Planeja e executa a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais impressos, produz imagens, cria e edita infográficos, páginas e portais da internet e animações em meio digital. Desenvolve linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, combinando conceitos de navegabilidade e interatividade. 

ManutencaoIndustrial-2.jpg

O tecnólogo em Manutenção Industrial planeja, mantém e inspeciona sistemas elétricos e mecânicos industriais. Fundamenta-se nas tecnologias da eletricidade e mecânica, aplicando técnicas de intervenções seguras aos diversos processos industriais, inspecionando, prevenindo e corrigindo falhas, considerando a melhoria da qualidade, a garantia da saúde e segurança, produtividade e competitividade. Gerencia equipes, desenvolve manutenção preditiva, preventiva e corretiva, centrada na confiabilidade dos indicadores, propondo melhorias. Exerce suas atividades nos setores de manutenção e inspeção industriais, podendo ainda atuar em institutos e centros de pesquisa, órgãos governamentais, escritórios de consultoria, dentre outros.

SistemasTelecomunicacoes2.jpg

O tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações atua desde a fonte de informação até o destino, passando pelo processamento – no transmissor e receptor – à transmissão. Assim, este profissional atua planejando, implantando e operando sistemas de telecomunicações. Processamento da informação, elementos constituintes das redes de telecomunicações e eletrônica, são fundamentais para o desempenho deste profissional, cujo campo de atuação inclui indústrias, empresas do setor de telefonia fixa e móvel, telemática, televisão aberta e por assinatura, internet, radiodifusão, radiotransmissão, dentre outros.