CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

30ª semana do Saber-Fazer-Saber

Estudantes do Curso de Licenciatura em Letras lançam livros

por Geisa Fernandes/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/09/2025 13h52, última modificação 05/09/2025 14h10
Colaboradores: Geisa Fernandes é bolsista do projeto Vivência do texto jornalístico na Ascom com Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnlógico.
A iniciativa é da Coordenação do Curso De Licenciatura em Letras do IFF Campos Centro.
Lançamento de livros na 30ª Semana do Saber-Fazer-Saber

Os estudantes mostram as suas obras com o professor Adriano Moura ao centro.Foto: Filipe Castro/ Estudante de Letras

 Seis livros escritos por estudantes do Curso de Licenciatura em Letras foram lançados nesta quinta-feira, 4 de setembro, durante a 30ª Semana do Saber-Fazer-Saber, feira científica e tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos.

 Os alunos Lucas Belo, Tamara Sarmet, Nicole Beyruth,Izabelle Hagamenon, Matheus Neto e Lazarus Ferreira, do 4º e 5º períodos, apresentaram os seus trabalhos na biblioteca Professor Anton Dakitsch, mediados pelo docente e autor Adriano Moura.

 Os livros lançados são os “Sol e Reflexo”, “Lendas Reais”, “O Maníaco dos Dedos”, “Preso em Minha Própria Mente” e “Emoções Turbulentas: Em Busca do Farol Onde Está a Terra Firme” e, Na ocasião, houve o relançamento das obras “Delírios” e “Sem Chão”.

 "O lançamento dos livros dos nossos alunos é uma grande alegria para o curso. Uma satisfação! É uma forma de reconhecer o talento desses alunos, que têm também, professores autores na nossa licenciatura preparando esses alunos na formação docente. No entanto, a gente tem um grupo cada vez maior de alunos interessados em publicação, já há algum tempo a gente observa esse movimento dos alunos, e nosso papel é fortalecer, incentivar e se orgulhar desses alunos que estão no mercado editorial e que se aventuram em buscar publicações de diferentes maneiras, seja no meio virtual ou no meio impresso. É muita alegria, e a gente quer que todo mundo participe, todos os alunos participem" declarou a coordenadora do curso de letras, Talita Barros.

 Os autores — Os alunos fizeram declarações sobre suas expectativas de lançamento na feira do Saber-Fazer-Saber. "Eu estou muito animado em relação ao lançamento do meu livro, ansioso para fazer parte da feira do Saber-Fazer-Saber, com algo tão importante como uma discussão literária com outros autores, é extremamente gratificante" disse Mateus Neto, aluno autor do livro de poesia, ´Preso em Minha Própria Mente´. Meu livro fala sobre as desilusões e as consequências de paixões mal resolvidas", conclui.

 O aluno Lazarus Sampaio, autor do livro Delírios que foi relançado no evento disse que estava feliz pela oportunidade. "Quando eu lancei o livro, eu não tive tanto apoio,nem divulgação. Eu acho maneiro essa iniciativa do curso de expor os alunos que escrevem". O livro “Delírios” é uma coletânea de poemas e sonetos que falam sobre os sentimentos de um adolescente em transição para a vida adulta.

 Lucas Belo, autor do livro “O Maníaco Dos Dedos”, disse que a obra é do gênero fictício. “ Ele vem sendo construído por inspiração dos livros do Jô Soares, até mesmo do Árthur Conon Doyle. Uma das maiores referências que eu tenho são os de descobrimentos e de investigação" . O autor concluiu dizendo que "O IFF dá espaço e eu estou sentindo isso na pele. É genial essa sacada do curso, não só genial, mas, criativa também".

 A aluna Nicole Beyruth disse estar muito contente com o envolvimento do curso na feira. "A colaboração do curso com a biblioteca e a divulgação dos trabalhos dos alunos são algo que eu esperava quando me matriculei e é muito gratificante ver que meus livros “Sol e Reflexo”, que é uma coletânea poética e “Lendas Reais”, do gênero fantasia ,terão esse espaço dentro do IFF "afirma.

 O livro “Emoções Turbulentas: Em Busca do Farol Onde Está a Terra Firme”, escrito pela aluna Izabelle Hagamenon, é uma antologia de textos poéticos que falam dos sentimentos humanos. "Este livro foi feito a partir dos textos que eu escrevi ao longo da minha adolescência" e espero que esse lançamento no IFF dê visibilidade necessária para esta obra alcançar as pessoas que precisam" disse.

 A aluna Tamara Sarmet detalhou não ter escrito para ser um livro e que viu nas palavras uma oportunidade de voar. "Eu acho muito interessante essa iniciativa dessa feira de publicar e republicar livros, muitos alunos entram na faculdade de Letras pela paixão por escrever."

 O professor e autor Dr. Adriano Moura mediou o debate literário com os alunos autores. "É de extrema importância a iniciativa de lançar os livros escritos por alunos na Semana do Saber-Fazer-Saber. Isso demonstra que o interesse de nossos alunos não se dá somente no plano da educação e da leitura, mas também da escrita" e acrescentou: "Tantos lançamentos de livros do público discente demonstram que estamos formando professores leitores" , avalia.

 A coordenadora Talita Barros afirmou que o compromisso do Curso de Letras é formar professores leitores. “Então esses alunos trazem essa expertise, não só de leitura, mas também da própria produção. É muito valoroso e muito importante a gente observar que os nossos alunos também têm essa preocupação com a produção literária" , concluiu.