CAMPUS CAMPOS CENTRO

SAL

III Semana Acadêmica da Licenciatura em Letras vai acontecer de 21 a 24 de novembro

por Nicole Azevedo/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/11/2022 14h50, última modificação 16/11/2022 14h50
Colaboradores: Nicole é bolsista da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico no projeto A vivência do texto jornalístico na Ascom.
O evento é organizado pelos alunos do curso em parceria com os professores.
Letras

O tema dessa terceira edição é “Semioses de um Brasil ‘moderno’: linguagens e leituras 100 anos depois”, uma clara referência ao centenário da Semana de Arte Moderna. O evento também engloba outros centenários, como o de vida do semioticista Yuri Lotman. O objetivo é refletir sobre as ressonâncias culturais ao longo dessas décadas, tanto dos artistas modernistas brasileiros quanto dos estudos de Lotman.

A coordenação da Licenciatura em Letras organizou-se em grupos para a gestão de cada mínima parte da semana, contando com o corpo docente e um time de 30 discentes. O coordenador do curso, Ronaldo Freitas, relata que o processo de organização foi pensado para oferecer maior liberdade aos alunos como organizadores e ainda proporcionar uma parceria com os discentes.

A aluna Lílian Coutinho, do 5° período e presente no Grupo de Trabalho de Organização de Minicursos e Oficinas, relata que a expectativa da semana é levar mais conhecimento e proximidade dos alunos e da comunidade externa com o curso. Ainda acrescenta: “O cronograma foi pensado para oferecer uma programação coerente com os desejos dos alunos e também com assuntos alinhados às necessidades da profissão docente”.

Estão sendo oferecidos minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades culturais. Além disso, o dia 23 está dedicado à I Mostra do Núcleo Pólis. O objetivo da Mostra é mobilizar reflexões sobre os desafios que envolvem a formação humana no Brasil e os atravessamentos que podem marcar o "adiante" da educação enquanto direito público subjetivo.

Os temas deste ano são variados. Devido a todas as cadeiras no curso, a programação está levando em consideração a literatura, os estudos linguísticos, a produção textual e as disciplinas pedagógicas. Temas inclusivos foram pedidos e atendidos, como, por exemplo, a oficina “Ensino de língua portuguesa como segunda língua L2 para surdos”.

As expectativas para a III SAL estão altas. "Esperamos que os alunos, juntamente com os palestrantes, tenham a chance de ter outro olhar para os conteúdos que trabalhamos aqui", relata o coordenador Ronaldo. Ainda acrescenta a expectativa para a participação dos alunos, já que essa é uma atividade do curso, feita para os alunos e por eles também.

Veja AQUIprogramação e como fazer a inscrição.