CAMPUS CAMPOS CENTRO

Mestrado em Ensino e suas Tecnologias abre seleção com 18 vagas

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/08/2024 15h20, última modificação 05/08/2024 15h20
As inscrições online podem ser feitas até 28 de agosto. Há reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência.
Processo seletivo do Mestrado em Ensino e suas Tecnologias

As inscrições online poderão ser realizadas até 28 de agosto.Arte: Raphaella Cordeiro/ Ascom Centro.

O Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) vai selecionar até 18 novos pesquisadores para a turma de 2025. As inscrições podem ser feitas por meio do site inscricoes.iff.edu.br até o dia 28 de agosto de 2024. As aulas acontecem no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro.

Os interessados em ingressar na turma de 2025 do MPET devem apresentar diploma de graduação emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Após fazer o cadastro e preencher os dados solicitados, o (a) candidato (a) deverá emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e realizar o pagamento da inscrição no valor de R$ 60 em qualquer caixa presencial das agências do Banco do Brasil.

Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os candidatos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão formalizar o pedido de isenção da taxa de inscrição.

O MPET possui duas linhas de pesquisa: processos de aprendizagem; formação docente e recursos tecnológicos. A seleção foi dividida em três etapas eliminatórias e classificatórias: prova presencial de conhecimentos específicos marcada para o dia 29 de setembro, análise da documentação e do currículo do candidato e a arguição oral, segundo o cronograma do edital.

Os que necessitarem de atendimento especializado para fazer a prova de conhecimentos específicos deverão encaminhar o pedido para o e-mail mpet.selecoes@iff.edu.br até as 22h do dia 19 de setembro com a documentação solicitada no edital.

Reserva de vagas A seleção da turma 2025 do MPET prevê reserva de até seis vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência.

Os candidatos autodeclarados negros (pretos/pardos) deverão obedecer aos quesitos de determinação de cor, raça e etnia estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informar o desejo de concorrer na reserva de vagas no ato da inscrição. Após a última etapa, se aprovado, o candidato será convocado pela Comissão de Heteroidentificação da Pós-Graduação do IFFluminense para uma entrevista.

Já os que se autodeclararem indígenas deverão encaminhar, para o e-mail mpet.selecoes@iff.edu.br, o registro administrativo de nascimento e óbito (RANI) ou a declaração de pertencimento por liderança reconhecida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).

Os candidatos autodeclarados pessoa com deficiência deverão encaminhar, para o e-mail mpet.selecoes@iff.edu.br, o laudo médico que ateste o tipo e o grau da deficiência com a expressa referência ao código de Classificação Internacional de Doenças (CID).

O resultado final da seleção será publicado no Portal Seleções do IFF no dia 6 de dezembro. As aulas vão começar em 12 de março de 2025 no IFF Campos Centro.